SALVE GALERA , AQUI EDUARDO CHEDID PARA MAIS UM REVIEW TÉCNICO DA LUBINA GTX DA MS

ELA VALE O QUE CUSTA?

É BOA?

DURÁVEL?

ANTES DE COMEÇAR: VCS PRECISAM DE UMA CUSTOM ?, MANUTENÇÃO , PINTURA?

ZAP(11)96780-8633

A lubina gtx veio a vida com a função de ser uma puxadora de hélices , devido a sua altíssima velocidade.
aumentou em tamanho , ganhou capacidade de linha e o pinhão é apoiado de fábrica por 1 rolamento , vamos ver abaixo , masss surpresa , ele tem sede para instalar o segundo rolamento.

VAMOS COMEÇAR PELAS ESPCS DE FÁBRICA DELA:

ESPECIFICAÇÕES
• Sinal sonoro de freio
• Coroa em duralumínio
• Carretel de duralumínio aliviado
• Guia de linha revestido em titânio
• Sistema de Freio centrÍfugo com regulagem externa(6 SAPATAS)
• Chassi em alumínio e laterais em fibra de carbono
• 10 Rol. de esferas + 1 rol. de rolete
• Manivela com infinito anti-reverso
• Prendedor de anzol retrátil
• Freio e botão do controle de arremesso com regulagem ponto a ponto
• Super freio: 3 discos de carbono, 2 de aço inox e 1 de duralumínio
• Capacidade de linha: 0.33mm/110m
Relação de recolhimento: 9.5:1 
Rolamentos: 10+1 
Capacidade de linha: 0.33/110 mm/m
Freio máximo / DRAG : 7.5KG (CONVERSA FIADA)
PESO DA CARRETILHA 168 GRAMAS CONFORME O FABRICANTE.

Diante dessas especs e da velocidade da carretilha (9,5/1) já fica bem claro que se trata de uma puxadora de hélices.

E claro deve ser comprada as outras puxadoras de hélice do mercado

a ZILLION E A REVO ROCKET , então vamos as especs delas tb e as comparações:

ZILLION:

  • Velocidade de recolhimento 9.1:1
  • Sistema de 10 rolamentos (2CRBB, 7BB,1BB)
  • Sistema de arremeso TWS (TWING SYSTEM)
  • Freio: 13.2lbs – 6kgs
  • Capacidade de linha 0.35mm – 110m
  • Peso: 213 gramas
  • Chassi em alumínio, estrela da fricção e lateral(lado da engrenagem) em carbono ZAION

REVO ROCKET:

Modelo: Revo ROCKET RV03
Rolamentos: 11
Material do Corpo: Alumínio + carbono
Velocidade de Recolhimento: 10.1:1
Capacidade de Linha: 0,32mm / 135m
Drag: 20 libras(OUTRA CONVERSA FIADA)
Peso: 191g

VAMOS AO PRINCIPIO DE TUDO , não sou patrocinado por ninguém , as opiniões que dou aqui são de carater informativo e técnico , portanto, se não conseguir agradar a turma , pouco posso fazer !!!

Aqui está ela , ganhou em altura e largura em relação a lubina gts , na verdade possui apenas o nome da irmã , são carretilhas diferentes , mas ambas fabricadas pela doyo.
Um fator que é interessante nela em relação a ZILLION E ATÉ A ROCKET É O PESO,
enquanto a zillion pesa 213 gramas a rocket pesa 191 g , a GTX PESA APENAS 168 GRAMAS !!!
Explico o porque:
A MS(marine sports) , é voltada 100% para o mercado nacional , os projetos são adaptados para os nossos tipos de pescaria e aqui no BR a pescaria mais comum é a de pincho (tucunarés e parentes) então o peso leve se dá exatamente a quantidade de arremessos e trabalhos de iscas por dia , isso é sim muito bom , vamos comparar ela agora com a rocket , 191 gramas e feita pela mesma empresa , porém com projetos e materiais diferentes , vejam ela já é bem mais pesada com sistema de freio bem mais forte tb , porém evidente que alguns componentes mais robustos (carretel).
Enquanto a zillion já é uma carretilha bem pesada para o nosso tipo de pescaria , conjunto motriz em latão , eles visam durabilidade , infelizmente se torna desagradável o uso por um tempo maior, muitos arremessos.
Eu particularmente já usei as 3 e de fato a gtx modificada se mostrou a mais adequada para o nosso uso.
Ponto para a MS.
A nossa amiga já toda aberta e apresentando as entranhas dela.
Uma foto panorâmica para mostrar os internos , mas aí está , peças em alumínio , fricção multidisco , sem fim em alumínio , tradicionais da doyo.

Corpo em alumínio , o sistema de desarme do botão foi corrigido há algum tempo <ele deixava o desarme duro , hoje em dia se usa esse sistema em todas as carretilhas da doyo , confiável, desarme por 2 molas , 1 na câmara e outro na estrela .

Corpo visto por outro angulo , com a sede do rolamento do carretel.

Sistema de fixação de isca ,mais um dengo da MS , e são bem legais e interessantes.

Tampa lateral da gtx em carbono , mais leve dura , porém nesse caso perde para as rocket e zillion pois ~são em alumínio ou x crafitc.
Essa carretilha oferece sede do rolamento em aluminio , diferente das shimano e daiwa que são em plástico e espanam com facilidade.
Outro fator muito bom , oferece tb o ponto a ponto da sintonia fina (freio de peso do carretel).
Tampa por dentro , vejam que ela possui uma torre em aluminio tb , para destrave da tampa lateral ,mais segura que as venator que se perdem com facildade.
Antereverso em micro roletes e copo em aço convencional(não é marinizado)
focinho em carbono tb.

Imagem interna do caps.
imagem externa.
A gtx vem agora com rolamento de apoio do pinhão , na verdade apenas o de cima , aonde o pinhão está encaixado , antes ali era sede do rolamento de apoio do eixo , agora sede do rolamento do pinhão , com isso ganhou muito em precisão e maciez
Comparando com as outras 2 , rocket e zillion , a rocket tem sistema free floating spool e o pinhão é apoiado por uma pequena torre em metal e inserido no carretel (tem uma fenda).
Já a zillion possui pinhão apoiado por 2 rolamentos.
Com isso a Gtx gasnha em robustez e maciez , mas nem tudo são louros , infelimente ela vem com pinhão apoiado por 1 rolamento apenas , maasssss , vejam só a seguir.
Tirando a torre de suporte do yok !!!
Me deparei com 1 peça metálica (bucha) e tem sede lá !!!!
OBAAAAAA!!!!
Essa bucha vem colocada na sede exatamente com a medida de 1 rolamento !!!!
Olhem ela aí e o rolamento acima !!!!!
Portanto , sim um upgrade simples e pronto temos uma carretilha agora com 12 rolamentos e o pinhão flutuante sobre 2 rolamentos , e podemos comemorar, pois aumentou a maciez e precisão dessa carretilha , ajustou muito bem o pinhão e agora ela com certeza subiu de nível !!!!!
ele vem assim de fábrica.
E agora está assim !!!!
Com o rolamento devidamente instalado na sede agora ela ficou com 12 rolamentos.
SRS. MUITA ATENÇÃO , COM ESSA QUANTIDADE DE ROLAMENTOS NÃO SUGIRO O SEU USO NA ÁGUA SALGADA POIS SERÃO 12 ROLAMENTOS PARA DAR PROBLEMAS, OK?
Seguindo o review , a tampa lateral do rolamento de apoio ao carretel , sistema de regulagem externo numerado de 1 a 10 aonde o zero é FREE ou melhor não apresenta freio nenhum.
Sede do rolamento e calota de contato com o freio .
Sistema do devaneador ou sem fim da carretilha , feito em alumínio , com 2 rolamentos e unha em metal ,não dá problema bem feito e bem ajustado , praticamente um oásis perto das carretilhas atuais com sem fim em plástico e buchas em plástico tb.
Unha em metal .
Rolamentos do tipo comum nessa carretilha , ela não é marinizada.
Coroa em aluminio anodizado , pinhão em latão.
Mesmo sendo em alumínio a coroa ela tem uma boa durabilidade , média de 2 anos em uso pesado (estimativa feita aqui no meu lab.)
Carro do sem fim tradicional em plástico com olhal em titânio ,ovalizado.
Torre de manivela em alumínio ,agora já com o rolamento incorporado nela por trava elástica , rolamento comum tb.
vista da trava elástica.
Sistema completo de fricção dessa carretilha , possui alarme de tomada de linha ,multidisco.
PESSOAL CABE AQUI MAIS UMA EXPLICAÇÃO, NENHUMA , EU DISSE NENHUMA CARRETILHA ENTREGA O DRAG QUE ESTÁ NA CAIXA, ESQUEÇAM.
ESSA COM ALARME DE LINHA ENTREGA MENOS AINDA POIS OS DISCOS DE CARBONO POSSUEM ÁREA DE CONTATO MENOR.
DIZ NA CAIXA 7,5 KG ,MAS EM TESTES AQUI COMIGO PASSOU UM POUCO APENAS DOS 3,5 KG.
POR FAVOR VAMOS SER RAZOÁVEIS NENHUMA , NENHUMA MONTADORA MESMO VAI FAZER UMA CARRETILHA COM COROAS DE ALUMINIO E ENTREGAR 7 KG DE FREIO , POIS ELA VAI SE DESTRUIR ANTES DA GARANTIA ACABAR.
EU ESCUTO MUITA RECLAMAÇÃO DISSO.
E FALANDO SOBRE DRAG DAS CARRETILHAS ATUALMENTE MUITAS MARCAS OPTARAM PELO CARBONO DE FÁBRICA , PORÉM ELES SÃO DUROS E VEM ENTUPIDOS DE GRAXA , ENTÃO É SIMPLES A COMPOSIÇÃO ELES ENTREGAM MENOS DRAG AINDA.
A estrela da doyo , essa é outra história a parte , eles desenvolveram esse sistema de click interno nela para diminuir peso e custo , porém ele anda apresentando muitos problemas :
VOCE APERTA A ESTRELA PARA TER MAIS DRAG , SABEMOS QUE ELE NÃO É O FALADO,POR CONTA DISSO NUMA PESCARIA MAIS PESADA(PEIXES MAIORES) FGORÇA O SISTEMA DE INTERNOS DA ESTRELA E QUEBRA ELE.
RESULTADO FICA COM O CLICK BAIXO OU ATÉ SEM CLICK
ENTÃO O SISTEMA ANTIGO É MAIS CONFIÁVEL
PEGUEI ESTRELAS ESPANADAS AQUI DE TANTA FORÇA QUE FIZERAM JÁ.
A manivela é alumínio anodizado em preto com knobs em eva.
como se trata de uma carretilha para uso mais pesado tiraram o carbono , achei bem acertada a decisão.
Desculpem ,mas eu acabei não medindo o tamanho dela , deve variar entre 100 a 100 mm.
Knobs apoiados por 2 rolamentos cada (tipo comum), torre em alumínio.
Knob em eva com excelente pegada.
rolamentos da torre.
rolamentos da carretilha , na foto aparecem 9 , sendo que 2 estão instalados dentro do knob da manivela, faltaram na foto 3 rolamentos (já modificada) 1 de apoio do pinhão ( o de baixo que substituiu a bucha metálica) e os 2 de apoio do carretel.
Original de fabrica são 11 rolamentos
AGORA CUSTOMIZADA ESTÁ COM 12.
Aqui está o carretel da gtx , ele é um capitulo a parte , cabe boa quantidade de linha
Pelo fabricante :110 mts de linha 0,33 mm (sabemos tb que nunca cabe a quantidade que falam)
ENTROU AQUI NO MEU LAB 96 MTS DE LINHA 0,30 MM MARURI 4 FIOS.
ZILLION: 110 MTS DE LINHA 0,35MM
ROCKET: 135 MTS DE LINHA 0,32 MM
MAS SE PARARMOS PARA PENSAR AS 3 POSUEM A MASMA CAPACIDADE DE LINHA (PRATICAMENTE)
Como penso que é uma carretilha voltada para pescarias de peixes maiores (tucunarés tipo açu)
Usariamos uma linha 65 lb nela ,ou então em modo prático 0,40 mm uma 4 fios (power pró) CABEM NA MÉDIA 60 MTS , O SUFICIENTE PARA AS PESCARIAS AMAZÔNICAS.
PESSOAL COLOQUEI 65LB , MESM,O ACHANDO UM EXAGERO E 4 FIOS A MAIS GROSSA , ENTÃO TIREM SUAS CONCLUSÕES
Por que Chedid vc fala tanto de ela ser uma lançadora de hélices?
Aí está o motivo , ela vem de fábrica com 6 sapatas de freio ajustadas 2 a 2 , isso é freio para iscas grandes ,ela tem a capacidade de frear iscas acima de 25 gramas.
Então sim ela é de uso misto.
Mas nem tudo é benefício nessa carretilha.
Vamos agora ao que eu mudaria nela , para ficar melhor ainda!!!
Ela possui carretel apoiado por 2 rolamentos , bastante interessante.
Seu carretel tem boa capacidade de linha.
Ela tem um sistema de freio muito bom (centrífugo de 6 sapatas com regulagem externa)
Mas o eixo do carretel é em alumínio.
E extremamente fino ,ele não encosta nas paredes do pinhão.
Na minha concepção deveria ser em aço inox,pois existe uma facilidade de empeno nele , simplesmente ajustando a caps ou tentando trocar o rolamento.
Vejam o pinhão passa livre por ele.
Eu não me incomodaria de ela pesar 170 gramas e vir com o eixo do carretel em inox.
Vejam que interessante a comparação entre os carretéis:
lado direito brisa , centro gtx, esquerdo black widow antiga todos doyo.
O único em alumínio é o da gtx e vejam como é fino em relação aos outros , por conta do pinhão apoiado por rolamentos.
ENTENDERAM AGORA?
OLHEM A DIFERENÇA DE CAPACIDADE DE LINHA DELA EM RELAÇÃO A BRISA
A GTX POSSUI 2 ROLAMENTOS COM MARINIZAÇÃO , SÃO OS DE APOIO DO CARRETEL, TODOS OS OUTROS SÃO DO TIPO COMUM
A COMPARAÇÃO DE CAPACIDADE DE LINHA DAS GTX COM A BW ANTIGA, CABEM A MESMA QUANTIDADE.

POIS É PESSOAL ,É ISSO , TODAS AS ENTRANHAS DA LUBINA GTX NOVA DA MS.
Parabenizo a MS pelo projeto , andei pescando com ela e realmente ficou mais justa e mais macia que a GTS .
Deixando claro que quando usei estava já customizada por mim ,toda reajustada com rolamento de apoio do pinhão colocado e trocados os rolamentos de lançamento.
Mas faz jus a proposta de ter uma carretilha mais resistente com corpo de alumínio , mais leve e puxadora de hélices.
Quanto a ergonomia , achei um pouco grande na pegada , a rocket encaixou melhor na minha mão , ela é mais larga e mais baixa , mas varia de pescador para pescador .
Infelizmente não usei ela para peixes maiores ,apenas tucunarés de até 50 cm , nesse quesito foi muito bem , lançou bem iscas de 6 a 18 gramas .
É de fato muito rápida para trabalhos de meia água e zaras.
FICA A DICA MS FAZ ELA NAS VELOCIDADES 7 E 8.
INCLUA O PINHÃO APOIADO POR ROLAMENTO(S) NAS OUTRAS.

ELA VALE A PENA CHEDID?
PRA MIM SIM , POIS CUSTA METADE DAS COMPARADAS E COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES E AJUSTES FICA COMPARÁVEIS A ELAS .
BOM PESSOAL É ISSO
GOSTARAM ?
QUEREM UMA CUSTOM?
EDUARDO CHEDID/LDS TUNING ZAP(11)967808633
REVIEW TÉCNICO DA LUBINA GTX (MS) A PUXADORA DE HÉLICES POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.
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9 ideias sobre “REVIEW TÉCNICO DA LUBINA GTX (MS) A PUXADORA DE HÉLICES POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.

  • 7 de junho de 2019 em 10:54
    Permalink

    Ah Chedid, mais um trabalho sem precedentes…
    Excelente explanamento e demonstração de carretilhas de pesca.
    Acho que essa carreta está no topo da Marine Sports por enquanto
    Vamos aguardar mais algum tempo e ver o desempenho dela.

    Parabéns Eduardo.

    Resposta
    • 10 de junho de 2019 em 17:27
      Permalink

      Grande Edson ,essa carretilha é uma doyo , internos acertados , agora com pinhão apoiado por rolamento , está melhor , mais macia e confiável.

      Resposta
  • 17 de junho de 2019 em 20:22
    Permalink

    ainda prefiro a Zillion, algumas gramas a mais não prejudica nada pinchar o dia todo… o que importa é durabilidade e resistencia.

    Resposta
  • 1 de julho de 2019 em 15:46
    Permalink

    estou (iniciante) tentando contato pelo tel do site : 11 – 967808633 sem sucesso.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2019 em 16:28
    Permalink

    Só uma observação no texto Chedid, a Rocket que comparou é uma Revo RV04 (nova) e no texto está como Revo RV03 (antiga).

    Do mais, show. Abrçs

    Resposta
  • 20 de novembro de 2019 em 22:48
    Permalink

    Chedid ,
    Entre ela e a Liger, qual recomendaria?
    A proposta seria uma carretilha que desse pra pescar tanto no pantanal quanto na Amazônia?
    Parabéns pela excelente explanação e trabalho reconhecido.
    Sucesso!!!

    Resposta
  • 3 de abril de 2020 em 18:18
    Permalink

    Em tempos de quarentena, ter uma enciclopédia como LDS Tuning faz muito bem a todos! Obrigado por compartilhar seu trabalho. Continue nos presenteando com os reviews, estamos sempre esperando o próximo!
    Quando teremos a Brahva 14.000 em uma seção aqui? Adoraria ver suas considerações e averiguações sobre ela, que pra mim é a melhor (dentro de sua faixa de preço) do nosso mercado…

    Resposta
  • 20 de maio de 2020 em 21:10
    Permalink

    Olá boa noite, eu queria saber quanto seria um preço justo pela lubina GTX pois pesquisei e o menor preço que achei foi 900.00 R$ ela corresponde a esse valor ? Obg !

    Resposta

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