Salve galera !!!!

Aqui é o Eduardo Chedid / LDS TUNING  , ZAP (11) 967808633

TRAZENDO PARA VOCÊS MAIS UM REVIEW TÉCNICO AGORA DE MOLINETE.

Mais um review técnico do molinete stradic ci4 da shimano , um molinete bastante consagrado pelo seu custo benefício.

Sabemos que esse molinete (stradic) foi fabricado em vários materiais , mas a série que mais chamou a atenção foi a de carbono ci4 pesando por volta de 209 gramas.

Fabricado na Malasia e já usando a tecnologia e conceito HAGANE  tão comentada pela shimano e tão pouco explicada por eles:

¨O conceito HAGANE é seu destaque especial!

Totalmente redesenhado, com engrenagens forjadas a frio, sistema X-Ship e corpo super compacto, proporcionando melhor equilíbrio e peso reduzido.

Cada detalhe foi rigorosamente estudado para melhorar a sua experiência de pesca.

HAGANE – É um conceito de design, criado para suportar o uso contínuo e abuso extremo do equipamento. Engenharia de precisão da SHIMANO®, conferindo resistência e durabilidade.

Acompanhe o conceito HAGANE:

– Engrenagens HAGANE – Engrenagens de transmissão, em alumínio forjado a frio. Criadas por design 3D, com resultado incomparável na resistência e durabilidade.

– X- SHIP – Maior eficiência do poder de tração com muito mais suavidade e leveza.¨

Texto acima retirado do próprio site da shimano explicando como é feito o conceito hagane , em suma , forja a frio , com tecnologia de ponta e maquinas modernas.

Isso tudo feito na Malásia , e abro aqui um parenteses para falar um pouco sobre a migração das grandes fabricantes para a China , Malasia , Coréia.

Hj em dia as fabricas mais modernas do mundo estão nesses países , por conta de espaço , mão de obra mais barata ( não vamos discutir essa parte) e uma série de benefícios que os Governos dão para puxar as empresas pra lá.

Portanto vai ser cada vez mais comum e normal vermos a migração das empresas , e isso vai impactar nos preços , pois eles ficam mais baratos para nós , consumidores final.

Ja cheguei a escutar absurdos de carretilhas fabricadas no Coréia voltarem para o Japão e serem desmontadas para checagem.

Bom mas vamos aos fatos e fotos desse molinete.

ESPECS DELE:

Modelo: Molinete Shimano® Stradic 3000 CI4
N° de rolamentos: 7
Velocidade de recolhimento: 6.0:1
Material do corpo: Carbono
Material do carretel: Alumínio
Capacidade de linha: 0,22mm / 125m
Drag (fricção): 7kg
Peso: 196g

Começamos a desmontagem pelo carretel e aqui abaixo o sistema de fricção dele , o fabricante diz que ele oferece 9 kg de drag .

A fricção dele é composta por 6 arruelas 3 em chapa e 3 em feltro , entupidas de graxa ,a tampa do carretel possui uma vedação em borracha para evitar entrada de água no sistema.

 

 

A parte de baixo do carretel é um sistema atual da shimano para evitar aquela oscilação lateral do carretel que realmente incomoda a turma e realmente funciona , ela adotou isso para a maioria dos molinetes de ponta.

A sede do sistema de fricção .

 

Aqui o sistema de rotor dele , vejam que não possui nenhum tipo de trava o parafuso do molinete , tudo isso para aliviar peso.

 

Parte inferior do carretel com o sistema de contra fricção (*4 arruelas espaçadoras acima na foto) sistema de clique do carretel e uma bucha de nylon que em alguns modelos é rolamentos , portanto pode ser substituído , mas no caso de pesca no sal não é conveniente.

 

O rotor em carbono , na verdade toda a estrutura desse molinete é em carbono.

 

Antireverso do molinete .

 

Manivela de rosca , realmente esse sistema de rosca para a manivela deixa muito mais preciso e sem folgas o sistema , comparado com o sistema quadrado de eixo da shimano ou sextavado da maioria dos fabricantes.

Knob em eva roletado .

 

Porta de lubrificação e acionador do desarme do antireverso.

Vale a pena citar que o stradic modelo novo , já não possui mais o sistema de desarme do antireverso.

Aliás está sendo visto cada vez mais no molinete o fim desse desarme , logo mais não teremos essa opção nos molinetes mais modernos.

Sistema interno de oscilação do carretel .

Outro ponto a ser visto o eixo desse stradic é em aço , do modelo novo é em alumínio .

Eu prefiro esse aqui , menor chance de torção.

Aqui a peça mais problemática desse molinete , o corpo e a base de encaixe na vara.

Está descontinuado no modelo novo tb que é de alumínio , pois no modelo ci4 , ocorreram muitas quebras e simplesmente não existem peças de reposição.

 

A tão falada engrenagem em alumínio forjado a frio , uma engrenagem em alumínio anodizado em preto .

Muito precisa garante maciez ao conjunto.

 

Os famosos parafusos auto atarraxantes característicos dos corpos de carbono , ainda me assustam muito, kkkk.

 

O sistema de oscilação desse molinete é feito exatamente como os de carretilha usa um eixo sem fim( alumínio anodizado) e unha ( metálica revestida com nylon) , fica mais preciso e esforça muito menos a engrenagem principal , pois ela fica apenas com 1 função , diferente dos molinetes convencionais que ela possui 2 funções , nesse caso a possibilidade de desgaste dos dentes ou quebras é bem reduzida mesmo.

O pinhão por sua vez é apoiado por 2 rolamentos , maciez absurda.

Vale a pena frisar que os rolamentos com exceção dos de apoio da coroa ( manivela) são do tipo comum diferente do anunciado pela shimano , vejam nessa foto que o rolamentos a direta possui coloração diferente dos do pinhão .

Portanto foi verificado apenas 2 rolamentos antirust nesse molinete , os outros são do tipo comum.

Eixo em aço inox com peça responsável pela oscilação em alumínio fundido.

 

Foto do sistema de engrenagens secundário .

Essa é exatamente a tampa aonde os internos ficam todos instalados , tb em ci4.

 

E por fim o molinete na balança , ele está com linha enrolada o que aumenta de 2 a 3 gramas o peso final.

Considerações finais , um bom molinete com tecnologia de ponta embarcada , muito bem acabado , com pontos fracos de estrutura que dá muito defeito , mas que já foi solucionado com o modelo novo (corpo em alumínio).

Para os pescadores de tucunarés que querem uma opção para as carretilhas , uma excelente opção , leve macio com quantidade de rolamentos suficientes.

Vale o que pedem?

Aí fica a critério de cada um

É uma boa compra?

Sim e seria muito melhor se o preço fosse mais baixo .

Bom amigos por enquanto é só , aguardem o review do irmão mais novo o stradic hagane hg.

Precisando de uma custom , pintura ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID

ABRAÇOS A TODOS !!!!!

 

 

 

 

Review técnico do molinete SHIMANO STRADIC CI4 por EDUARDO CHEDID / LDS TUNING

Uma ideia sobre “Review técnico do molinete SHIMANO STRADIC CI4 por EDUARDO CHEDID / LDS TUNING

  • 17 de outubro de 2018 em 09:28
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