SALVE GALERA !!!!!!

Hoje um review bem esperado do novo lançamento da Marine Sports , a BRISA LITE

 

JÁ HAVIA FEITO UM VÍDEO DELA PARA VOCÊS:

 

E AGORA O REVIEW TÉCNICO DELA !!!!!!

 

A brisa é uma carretilha mais que consagrada , excelente treinadora , mudou muito durante os anos (projetos diferentes) , mas mantém o nome tradicional dela.

Essa nova intitulada de BRISA LITE  , é projetada em cima da venator lite , porém com um custo bem menor.

Mas será que como suas antecessoras ela é boa ? confiável ?

Posso usar ela para peixes grandes ?

E o custo benefício dela ? É BOM ?

Bem vamos ver a partir de agora as entranhas dessa carreta, então sem mais apresentações formais vamos ao que interessa de fato.

Começando sempre pelas   ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DELA :

• Relação de recolhimento 7.5:1
• Rolamentos: (7BB + 1RB) ( ESSA DO REVIEW É A 8000 , 8 ROLAMENTOS)
• Chassi e laterais em grafite
• Carretel e manivela em alumínio
• Manivela com infinito anti-reverso
• Freio e botão do controle de arremesso com regulagem ponto a ponto
• Knobs mais confortáveis
• Duplo sistema de freio:
Freio Centrífugo de 4 pinos
Freio Magnético com 27 posições de ajuste
• Peso: 191g
• Capacidade de linha: Vexter X8 30lb(0.25mm) / 130m

A desmotagem a partir de hoje será total e as fotos serão tiradas a partir das peças já limpas e secas, no caso a foto abaixo mostra o corpo tampas e focinho da carretilha , eles são feitos do mesmo material (grafite)

Detalhe da tampa em grafite , vejam que essa carretilha oferece desarme da tampa com giro e é presa pela torre em alumínio que está na tampa , excelente pois não teremos perdas de tampas no meio das pescarias.

Essa carretilha possui 2 sistemas freio (centrifugo e magnético) denominado de DBS (dual brake system), sem dúvida muito confiável , uma carretilha que vem de fábrica doutrinada a ensinar a turma a pescar , o problema é que com o tempo e a experiência ela acaba se mostrando muito ¨travada¨ para arremessos de iscas mais leves (12 gramas para baixo).

Se comparada com a venator por exemplo , e ambas originais , ela lança a metade da sua prima rica.

Abaixo o sistema de regulagem externa do freio magnético , com 27 posições de ajuste ,mas numerado de 0 a 9, explico o porque , o sistema novo de freio magnético possui um paço muito menor que o antigo possibilitando maior número de regulagens , o que de maneira nenhuma inibe a ação dele do começo ao fim do arremesso , bom por um lado (incidência de cabeleira diminui) ruim por outro freia demais a carretilha.

A foto abaixo mostra os discos de freio magnético , acionado por 5 pastilhas de imãs tipo neodímio

 

 

Agora foto do carretel com o segundo sistema de freio (centrífugo) de 4 sapatas ao lado da tampa , esse sistema é considerado como secundário , aonde as sapatas são ligadas ou desligadas pelo pescador , e só entram em funcionamento no arranque do lançamento.

Importante citar que esse sistema só pode ser operado com a tampa removida da carretilha.

Acima foto mais aproximada do sistema de freio centrífugo

O carretel , é de alumínio com eixo de aço inox (muito bom) , aguenta desaforo do famoso freio digital ou freada no polegar (muito comum entre nós.)

A capacidade do carretel conforme dito nas especificações cabem 130 mts de linha 0,25 mm (referência vexter 8 fios) , mas é evidente que não entram esses metros , entraram 92 mts da maruri 8x nos testes aqui , não entupi ela de linha.

Simplesmente não entendo essa conversa dos fabricantes.

O carretel conforme dito possui eixo em aço inox e rolamento central de apoio preso pelo pino de engate do pinhão.

Focinho da carretilha em grafite sem detalhes e fechado .

Parte de trás do focinho .

Agora vamos as fotos do corpo da carretilha , todo em grafite , importante falar que a tampa lateral(manivela) é fixada ao corpo por 5 parafusos auto atarraxantes , gostei bastante disso , dá uma firmeza maior na carretilha e evita a tão temida torção na hora do embate com o peixe

o design dele como todos da atualidade é mais alargado e mais baixo , isso faz com que o encaixe da carretilha na mão seja confortável , vale a pena frisar também que a brisa assim como a venator lite são carretilhas de tamanho 100 (até um pouco abaixo) isso valoriza muito o uso delas para pescaria com iscas artificiais.

Partindo da teoria que o corpo da carretilha é estrutural dá até medo de manipular ele sem as peças , kkkk , muito leve , chega a torcer com facilidade , mas fiquem tranquilos pois quando ele está conectado as tampas (5 parafusos) e as outras peças ele fica bem mais firme.

Evidente que se essa carretilha tivesse o corpo em alumínio seria bem melhor , mas não podemos nos eaquecer que se trata de uma carretilha barata (na caso dos 250 a 350)

Agora vamos falar do sistema de tração e fricção da carretilha (conjunto motriz).

Vejam acima coroa e pinhão em latão (material menos nobre que o alumínio ) mas de minha preferência ,pois o desgaste é muito menor.

Fricção em papelão prensado e contra disco em fibra , isso garante os 4,5 kg de drag da carretilha, eu customizei essa carretilha há pouco coloquei carbono nela e consegui 8 kg de drag , um exagero, mas foi a pedido do dono.

Estrela do desarme e tampa da coroa em chapa (esperado).

Esse conjunto acima trabalha bem e dá bom tempo de vida a carretilha , principalmente pela pouca quantidade de drag vindo de fabrica.

Abaixo o sistema de sem fim e devaneador da carretilha (padrão doyo) apoiado por 1 rolamento apenas (a 11000 tem 2 rolamentos no sem fim).

Sem fim em latão cromado , unha em metal carro e corpo do sem fim em plástico.

Esse sistema é bem confiável , não tem nenhum tipo de susto em relação a ele.

O carro possui olho em titânio (linha multifilamento) e é ovalizado , para menor contato com a linha no lançamento.

A Doyo foi muito cuidadosa com o novo sistema de botão de desarme das novas carretilha (desde a série anterior).

Vocês se lembram como ele ficava duro com o passar do tempo , pois é havia um desgaste na travessa que segurava o botão e em muitos caos (brisa) a troca do corpo da carretilha se fazia necessário.

Com o sistema novo abaixo em teoria a Doyo resolveu esse problema pois ela fundiu a travessa do botão junto ao sistema de desarme , uma ideia mais que esperada por nós.

Era um defeitinho que deixava a turma brava.

Outra modificação que a meu ver ficou boa foi o tijolo de desarme , que era em antimônio e agora é em plástico com um pedaço de metal encaixado , além de melhorar o desgaste da peça junto ao corpo aumentou a leveza também , ponto muito positivo.

Mas , nem tudo é excelente nessa carretilha . chegamos ao  rolamento sem  fim dela.

Esse é do tipo comum (6 roletes) o mais simples que existe ,vejam ele trabalha bem , mas deixa

aquela folga para trás na manivela , gostaria de pagar um pouco a mais nela e ter um sem fim de micro roletes, uma pena de fato , mas vamos lembrar que se trata de uma carretilha bem barata !!!!

Chegamos então aos rolamentos e manivela.

A manivela da brisa lite 8000 vem com 2 rolamentos e 2 buchas de nylon.

O knob ou pegador é bem estranho muito chato e largo , eu achei bem desconfortável , kkk.

Tanto que foi substituída a manivela completa por outra em carbono com knobs mistos (cortiça/eva) e 4 rolamentos.

Mas é claro que isso vai de gosto o Felipe (dono da carreta) assim que pegou na mão já pediu para trocar.

Ela possui 8 rolamentos ,na foto não aparece o oitavo pois está instalado dentro do knob.

 

Os rolamentos são do tipo comum , não oferecem nenhum tipo de marinização ou especificação abec.

O caps (tampa/ ajuste do peso de isca) possui clique  ponto a ponto , e agora tenho que parabenizar a Marine Sports , realmente isso faz a diferença , pois além de deixar bem precisa a regulagem ele quase que impossibilita a perda ( muito comum nas pescarias)

 

 

 

 

 

A estrela já usa sistema de clique interno , não interfere em nada no funcionamento , é apenas diferente.

Aqui abaixo o kit estrela caps manivela , em alumínio bem resistentes com anodização em fumê

Bom gente pois é a brisa destrinchada para vocês.

O que acharam dela ?

Boa ?

Eu particularmente acho um bom custo benefício para quem está começando , boa treinadora , barata com recursos que as de ponta não oferecem.

E o melhor se quebrar ela por conta de um peixe grande ou imperícia , é barata e a manutenção também.

Querem um exemplo ?

Abaixo as fotos dessa carretilha acima toda customizada com :

*FRICÇÃO DE CARBONO (8KG)

*ROLAMENTOS ABEC 7 BOCA BEARING

*SISTEMA DE FREIO DESENVOLVIDO POR MIM O FAMOSO SCS (SMART CENTRIFUGAL SYSTEM)

*MANIVELA EM CARBONO COM KNOBS MISTOS (EVA/ CARBONO)

*PESANDO 183 GRAMAS

AMANHÃ VOU FAZER O VÍDEO DELA GIRANDO PARA VOCÊS.

 

 

 

 

 

O grande barato de fazer os reviews para vocês é que consigo apresentar ,todas as peças e opiniões para a turma e claro alertar para as qualidades e defeitos.

A brisa continua sendo sim uma boa carretilha , diminuiu , emagreceu ,é outro projeto , mas possui qualidades , um excelente custo benefício.

Deixo aqui o meu abraço a todos .

QUEREM SABER DA CHROMA?

POIS É ELA JÁ ESTÁ AQUI , VÍDEOS E REVIEW NA PRÓXIMA SEMANA ABRAÇOS A TODOS , NÃO DEIXEM DE SE INSCREVER NO CANAL DO YOUTUBE , DAR O JOINHA LÁ , ACOMPANHEM O SITE E SE PRECISAREM DE UMA CUSTOM:

ZAP (11)967808633 EDUARDO CHEDID  !!!!!!!!!!!!!!!!

REVIEW TÉCNICO DA NOVA BRISA LITE POR EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING.
Tags:                         

24 ideias sobre “REVIEW TÉCNICO DA NOVA BRISA LITE POR EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING.

  • 8 de março de 2018 em 13:06
    Permalink

    Saudações!

    Aumentando em 80% o freio de arrasto, podemos supor que (tendo linha de libragem equilibrada ao drag) suportará um trabalho de frenagem igual ou inferior aos 8kg.

    E ja que o corpo dessa carreta foi pensado para um esforço de 4,5kg, estaríamos sujeitando este a uma deformação indesejada, até porque o eixo de carretel em aço deve suportar mais que esta pressão.

    Daí eu questiono, a MS teria pensado nessa possibilidade e feito um corpo que suporte mais de 100% de força do que o planejado para o drag?

    Grande abraço!

    Resposta
    • 5 de abril de 2018 em 15:48
      Permalink

      Marcelo , a MS simplesmente não pensa nessas coisas , compra o produto OEM e manda estampar a logo na lateral , quanto ao freio , garanto para vc que existe versão dela com ele em carbono e até em multidisco , dando próximo dos 8 kg veja as abu garcia ou as bass pró (mesma fabricante doyo) , é uma pura questão de valores ,pediram para fabricar com freio em papelão , vamos usar de exemplo a venator , ela possui chassis em carbono / plástico e vem com fricção multidisco de 7 kg , abraços !!!!!

      Resposta
  • 9 de março de 2018 em 18:09
    Permalink

    Parabéns mestre , muito bom mesmo

    Resposta
  • 13 de março de 2018 em 22:21
    Permalink

    boa noite acabei de comprar uma chroma to esperando seu review meu canal e mg pesca brasil meu instagran e jeffersonferreiraunai te sigo ok obrigado pela atençao abraço

    Resposta
  • 22 de março de 2018 em 01:11
    Permalink

    Gosto muito dos produtos da marine,sem dúvidas nenhuma essa brisa ta demais,belo trabalho da marine,abraço.

    Resposta
  • 28 de março de 2018 em 17:22
    Permalink

    Doutor estou em duvida em qual carretilha comprar, estou aguardando o review da Chroma para esclarer as duvidas nos detalhes e em seguida comprar. Minhas pescarias sao de tucunas e trairas de porte pequeno com iscas leves geralmente.
    Valeu parceiro.

    Resposta
    • 5 de abril de 2018 em 15:36
      Permalink

      Estou nesse momento fazendo o review da chroma , na parte da noite já terá algo a respeito , abraços.

      Resposta
  • 22 de abril de 2018 em 23:41
    Permalink

    Chedid, Você é demais meu amigo!
    Um verdadeiro mestre das carretilhas.
    Parabéns pelo canal.
    Sempre ligado nos Review e dicas do amigo.

    Grande Abraço.

    Resposta
      • 26 de abril de 2018 em 21:25
        Permalink

        Sempre amigo!!!
        Cada review novo, corro ver.
        No caso dessa carretilha (Brisa Lite 8000) são 3 buchas?
        Uma no devanador
        2 nas manoplas
        É isso?

        Resposta
  • 8 de maio de 2018 em 12:11
    Permalink

    Fala meu amigo, me explica o que é esse freio centrífugo SCS que você desenvolveu, como funciona, fiquei com dúvidas do funcionamento desse sistema

    Resposta
    • 21 de agosto de 2018 em 11:45
      Permalink

      Grande Thiago , o sistema SCS (SMART CENTRIFUGAL SYSTEM) , veio para resolver o problemas dos lançamentos e agregados a bons rolamentos e customização modifica por completo a carretilha , agora quanto ao sistema em sí esse é segredo , abraços \!!!!!

      Resposta
  • 21 de maio de 2018 em 12:16
    Permalink

    Qual o valor desta customização?

    Resposta
    • 21 de agosto de 2018 em 11:38
      Permalink

      Marcelo , depende do nível de customização e tipo de pescaria , entre em contato pelo zap (11)967808633

      Resposta
  • 4 de setembro de 2018 em 11:04
    Permalink

    Tudo bem, tenho uma Brisa GTO 8000, fiz um teste de drag nela, fechando o freio e puxando a linha com balança, com o freio original puxou pouco mais de 1,5kg, coloquei os carbontex e puxou cerca de 3,5kg, muito pouco mesmo assim, em algum teste seu já aconteceu isso?

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2019 em 14:52
      Permalink

      Boa tarde João, a brisa é uma excelente carretilha , quando os freios originais encharcam de graxa ficam borrachudos e perdem a eficiência m quando instala o kit de carbontex nela (depende do kit , claro) o freio chega a 8 kg , mas tem que ser carbontex original , os nacionais estão realmente dando dor de cabeça para a turma , se não resolveu ainda me chama no zap (11)967808633, abraços !!!!

      Resposta
  • 5 de outubro de 2018 em 11:51
    Permalink

    Boa tarde. Estou pesquisando umas carretas para pescar piraputangas, pacus e dourados com artificiais aqui no Mato Grosso. Estou de olho na new sole da Saint plus. O que me chama a atenção nessa carreta foi os rolamentos cerâmicos de fábrica, pinhão apoiado por rolamentos (se possível comente a vantagem desses rolamentos no pinhão) e o chassi em alumínio. No mercado livre sai por R$460,00. O que me diz dessa carretilha do ponto de vista mecânico e estrutural?

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2019 em 15:07
      Permalink

      A sol nada mais é que um projeto descaradamente copiado de uma carretilha custom que fiz , portanto é muito boa sim , mas não vem com abec 7 de fabrica , inclusive vem com rolamentos bem ruins que merecem ser substituídos !!!

      Resposta
  • 9 de outubro de 2018 em 20:38
    Permalink

    Boa noite ! Em relação a versão anterior (8000) você considera a lite melhor?

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2019 em 15:03
      Permalink

      Mario 2 carretilhas muito boas , vai muito de gosto , o formato da nova (lite) encaixou melhor na minha mão , mas é muito pessoal , quanto aos internos , sao bem parecidos e robustos.

      Resposta
  • 17 de outubro de 2018 em 12:17
    Permalink

    Fantastic website. Plenty of useful information here. I’m sending it to a few pals ans additionally sharing in delicious. And obviously, thank you in your sweat!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.