Achei no mínimo interessante a ideia do Toninho e a preocupação dele com as peças sumax , pois de algum tempo pra cá tenho feito manutenções e recuperação de uma série de peças sumax ( molinetes e carretilhas).
Outro fator importante essa mesma carretilha que foi feito o review abaixo ,foi enviada para o MARCELO PIRES (PESCA VERDADE) , e sairá uma matéria sobre ela na revista PESCA ESPORTIVA , MÊS DE ABRIL ,
Deixando bem claro que ela foi desmontada , mesmo nova , limpa por cavitação , refeita a lubrificação, ajustes , alívios , mas em momento nenhum foi trocada peça , então a custom dela usa EXATAMENTE AS PEÇAS ORIGINAIS.
O ganho considerável em performance foi pela custom mesmo , e afirmo aumentou em mais de 30% em relação a uma saída da caixa.
As perguntas a serem feitas :
Ela vale a pena?
O custo benefício é bom ?
Existe no mercado compatível com ela ?
O preço é justo ?
Ou será mais uma de muitas outras no mercado?
Bom vamos as respostas :
CARACTERÍSTICAS PELO FABRICANTE :
Modelo Rolamentos Peso Velocidade Capacidade de linha Freio/Drag Carretel Sistema de Freio
SM-13000R 12+1 7.5 oz/215g 7.1:1 (mm/m): 0.285mm/150m, 0.33/10 16.5lbs/7.5 kg Aluminio Usinado Centrifugo e Magnetico
Fotos:
Carretilha muito bonita com pintura em camaleão cromada 3 tons , manivela em carbono , chama realmente a atenção , mas vamos ao desmonte dela :
Manivela em carbono com knobs em alumínio , , realmente deixa ela mais leve , pois ela já possui de fábrica 215 gramas , senão ficaria bem mais pesada.
Os knobs em alumínio são bonitos , mas fica por aí , pois a pegada deles fica prejudicada quando molhados e são muito estreitos.
Outra coisa importante eles possuem 3 rolamentos dentro de cada knob em um total de 6 rolamentos , um exagero , se a carretilha possui 13 rolamentos , praticamente metade estão nos knobs , pra que ????
Outro fator , manivela reta , pra quem gosta da estrela mais afastada do corpo da carretilha aí está , fica a critério de cada um.
Ela oferece click na estrela e na caps da sintonia fina , isso é muito positivo pois a regulagem da sintonia fina fica bem mais precisa.
Sistema de click convencional , sem muita frescura e funcional.
Aqui o famoso e polêmico sistema de drag da sumax , aonde uns defendem e outros não , essa carretilha tem sistema multidisco em amianto :
São 6 discos mais o contradisco inferior , então nesse caso sim ela atinge os 7 kg de drag , mas vamos deixar claro que um drag alto desses pode afetar qualquer carretilha . outra consideração importante , pode ser subsituído pelos carbontex e vai aumentar ainda mais o drag.
Na foto acima o antireverso ,do tipo convencional , um de micro roletes cairia melhor tirando a pequena folga da manivela.
Os parafusos alto atarrachantes característica de carretilhas com corpo plástico / carbono .
Uma foto mais aproximada do antireverso:
Aqui o conjunto motriz dela :
Sistema comum , não apoiado por rolamentos característica de muitas carretilhas de mercado , bem que poderia ter o pinhão apoiado né.
Aqui a parte do devaneador de linha :
essa parte me deixou bastante contente , pois além de possuir 2 rolamentos internos deixa mais macio e evidente que mais suscetível a corrosão , possui a sede do sem fim , o sem fim e tampa em metal , ( a maioria tem usado em plástico com exceção do sem fim) , isso é característica das carretas sumax , as orion possuem sistema igual .
Os rolamentos dessa carretilha (TODOS) são rolamentos comuns , não tem tratamento de marinização e não possuem precisão abec, e nem poderiam pois se trata de uma carretilha de baixo custo .
Aqui uma foto das tampas internas , todas em plástico / carbono :
Consideração importante:
Essa carretilha lembra muito as abu garcia ,o desenho delas , e a ergonomia, ela é baixa e larga , eu já havia dito isso anteriormente , o tamanho dela é 150 de acordo com a média de mercado e o carretel fundo oferece uma capacidade de linha muito boa.
Carretilha tamanho 150 com boa capacidade de linha : peixes maiores , ela lembra a brisa antiga , ou excelente para os tambas em pesqueiros , uma modalidade que está conquistando cada vez mais o pessoal .
Outra característica importante pois a MS praticamente abandonou carretilhas com esse tamanho , hj em dia ficou apenas contender.
Os internos de desarme da carreta:
Esses internos mesmo muito simples (2 peças) oferece desarme do botão quando pressionado para cima , existe uma folga entre o tijolinho e a peça principal , mas provavelmente defeito na fundição da peça , foi resolvido aqui com uma pequena custom nele.
Corpo em plástico , bom para corrosão , mas possui torção como todos eles, se fosse em alumínio seria bemmmm melhor.
Ela possui de fato os 13 rolamentos descritos , aonde temos 2 no devaneador , 2 na torre de recolhimento (contando com o antireverso) 3 de apoio ao carretel e mais 6 nos knobs .
Agora falando do sistema de freio dessa carretilha .
Ela possui sistema duplo de freio (DBS) centrífugo por 4 sapatas com arme / desarme manual e com regulagem interna e mais sistema magnético com baixo arraste ( o conjunto de imãs fica mais afastado do prato) esse com regulagem externa , com isso o freio ficou linear , menos bruto e gerando influência menor sobre o carretel.
Cabe aqui falar que o sistema duplo de freio vai trabalhar muito bem na maioria dos casos , aonde a pessoa é iniciante ele diminui muito a incidência de cabeleiras , no caso do vento contra o arremesso , esse é o principal , aonde com uma simples regulagem do magnético vc ganha controle sobre os arremessos.
Aí vem a pergunta :
Mas Chedid as grandes , shimano , daiwa , abu , quantum usam 1 sistema de freio somente
Sim com excessão da daiwa que o sistema é magnético e na maioria dos casos com copo de avanço (3d) as outras o pessoal pena um pouco quando o lançamento é contra o vento.
Outra parte que teve que passar por custom aqui tb , pois as sapatas de freio não possuem mole (centrífugo) e quando abertas exerciam muito freio sobre o carretel , foi aliviado. e melhorou bastante :
Considerações finais , a carretilha é boa para uma carretilha de baixo custo (corpo em plástico) e com manivela em carbono , vejo grandes possibilidades com ela na pesca de peixes um pouco maiores (5kg pra cima) , rios e pesqueiros , no mar se os rolamentos fossem marinizados e em menor número seria excelente para jigs.
Por se tratar de uma carretilha com número de internos reduzidos , não terão problemas com ela.
Ela vem de fabrica muito presa e não faz jus ao que oferece de fato .
O custo benefício dela é bom , veio para brigar com as brisas , mas essas se tornaram menores .
Veio para ocupar um nicho de mercado quase que esquecido pelos fabricantes pelo tamanho aonde figuram as tatula e curados da vida , evidente que incomparável a elas , mas custando metade do preço e oferecendo peças de reposição , isso se deve atentar.
Um lançamento quase que obscuro , e sem marketing por parte da sumax como tantas outras boas peças no mercado da marca.
Bom pessoal por enquanto é só.
Precisa de mim para uma custom ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID / LDS TUNING ( WHATSAPP)
Essas peças que são inferiores que tem na carretilha, podem ser trocadas por peças melhores? Podem ser achadas para compra conhece alguém que faz essas peças??
Boa tarde Rodrigo podem ser trocadas por outras peças que a própria sumax fornece.
Olá, comprei uma carretilha sumax samurai 9 rolamentos.
Na primeira pescaria a tampa lateral soltou e caiu no mar.
Vc vende só a tampa?
zap 21979885813
Entre em contato pelo zap (11)967808633
Its excellent as your other articles : D, thankyou for posting. “The real hero is always a hero by mistake he dreams of being an honest coward like everybody else.” by Umberto Eco.