Salve Galera , VAMOS A MAIS UM REVIEW TÉCNICO DA NOVA CAENAN DA SHIMANO

Faço manutenção e custom nela pelo menos 1 vez por semana e resolví depois de algum tempo fazer o tão merecido review sobre ela ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .

Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim  as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .

QUEREM MEU CONTATO ?

AQUI ESTÁ :

WHATS APP (11) 967808633 (CLARO)  EDUARDO CHEDID

Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID

Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING

E JÁ ESTAMOS NO AR COM O BLOG / SITE PRÓPRIO TB :

WWW.LDSTUNING.COM.BR

Mas vamos ao que interessa de fato , a caenan nova vale a pena?

É  igual a sua antecessora?

Vale o que custa?

É uma carretilha feita para puxar peixes um pouco maiores ? acima de 4 ou 5 kg ?

Pode ser usada no mar , mangue ou costeira?

 

 

 

 

 

A nova caenan vem com o tamanho de 150 (lado direito ) ou 151 (lado esquerdo) e a sua antecessora vinha com o tamanho 100 ,ganhou uma atualização completa externamente (somente mantem o nome) ,mas sinceramente na mão são do mesmo tamanho , mas vamos as especs de ambas:

  • Modelos: 150 HG (direita) ou 151 (esquerda);
  • Recolhimento: 7.2:1 para o modelo 150 HG (aproximadamente 76 cm por volta)
  • 6.3:1 para o modelo 151 (aproximadamente 67cm por volta)
  • Rolamentos: 4 BB + 1 de rolete
  • Drag: 11lb ou 5kg;
  • Carretel: Shimano Stable Spool 3D ou S3D;
  • Peso: 205g
  • Capacidade de Linha: Modelo Power Pro 20lb = 137,16m
  • 30lb = 123,44m
  • 40lb = 96,01m
  • Modelo Nylon  10lb = 109,72m
  • 12lb = 100,58m
  • 14lb = 82,29m.

caenan modelo 101 ou 100:

Modelo: Caenan 100 / 101
N° de rolamentos: 6+1 (rol. em aço inox)
Material do corpo: Grafite
Material do carretel: Lo-Mass® Drilled Spool (Alumínio alíviado)
Velocidade de recolhimento: 6.5:1
Capacidade de linha: 0,30mm / 100m
Sistema de freio: VBS®
Peso:  205g

Portanto em comparação com os 2 modelos o novo e o antigo:

Peguei a imagem do meu amigo Romulo da MG PESCA ,propositalmente , mas como estava falando em relação aos tamanhos a capacidade de linha é a mesma , o tamanho também , sinceramente não vejo aonde a shimano encontra essas diferenças.

Ela ficou mais bonita sim mudaram as cores  atualizaram o corpo e tampas e vamos a desmontagem:

 

 

 

Como vimos nas comparações acima a caenan nova perdeu 1 rolamento .

Na desmontagem da manivela as peças são exatamente as mesmas da sua antecessora  a estrela ganhou um preto fosco , a manivela recebeu knobs chatos contra os arredondados a manivela ganhou uma pequena inclinação , o que deixa a posição de trabalho , regulagem e recolhimento mais confortável , outra coisa importante o material é bem mais espesso tb  o que transmite uma segurança maior , realmente a manivela antiga das shimano no geral  são bem ruins , os knobs infelizmente possuem o mesmo material de todas elas e vai derreter com o tempo.

 

A sua tampa lateral  ,para ser removida tem que ser girada , isso traz segurança na hora do destrave , porém nem tudo são flores , pois a caenan assim como a irmã mais velha não oferece regulagem de freio externa e sim interna.

A sua irmã mais velha possuia o charmoso sistema de giro da tampa , porém agora ela é móvel e com regulagem interna , pois é , prevejo perdas de tampas em pouco tempo.

 

Aqui foto do sistema de freio FIXO  carretel 3ds exatamente igual ao da curado 200 , sistema muito bom , porém poderia vir com 6 sapatas .

 

Finalmente uma boa noticia , o eixo do carretel é em aço , mais pesado , porém menos suscetível a torções e enpenamentos devido as famosas freadas com o dedão (FAMOSO FREIO DIGITAL , KKKKK).

 

 

Imagem do corpo , provavemente a shimano iria colocar o terceiro rolamento como na irmão mais velha , mas mudou de idéia , ele pode ser colocado lá , tem espaço.

 

Essa é uma imagem recorrente da shimano , tenho falado por inúmeras vezes desses parafusos auto atarraxantes  , não custava nada ela colocar sedes metálicas e parafusos com rosca maquina.

O acabamento fica dessa maneira  , realmente uma pena , vejo muitas marcas no mercado aplicando esse sistema que falei acima e custam uma fração do valor dessa carretilha.

O pinhão é apoiado por 1 rolamento a a outra ponta diretamente na sede do rolamento (corpo) ela é exatamente como o sistema antigo , funciona bem , mas claro que poderia ter o pinhão apoiado por 2 rolamentos , do mais rolamento comum ,caps em alumínio com pressão de mola (isso faz toda a diferença) , ela fica bem mais difícil de perder.

Fricção , outro caso a parte , a shimano nem os discos de dartanium colocou nessa carretilha  , esse material amarelado acima é um tecido (não tem nome) com resina .

A principio funciona bem (drag de 4 a 5 kg).

Mas se usado em água salgada , ele encharca e retem a água e o sal contido nela , resultado , corrosão na coroa e outros internos.

Portanto ELA NÃO É PARA SER USADA NO SAL OU MANGUE !!!!!

para que isso aconteça deverá ser feita algumas mods , MAS CALMA GENTE , TEM SURPRESAS ABAIXO !!!!!!

O conjunto motriz é de latão (ponto positivo) aguenta bem mais que os de alumínio.

A tampa é metálica , aliás a shimano só usa alumínio nas carretas consideradas de ponta , ela está muito atrasada em relação as marcas atuais aqui no Brasil e por aí afora tb.

Nesse caso a caenan é de 6,3/1 de velocidade , mas ela ganhou uma versão hg de 7,2 ./1 tb

O sistema de anitreverso é de micro roletes , excelente notícia , aliás a shimano usa esse sistema há alguns anos já.

Essa aqui é uma puxadora de zaras !!!!!

Torre em latão com parafusos auto atarraxantes , rolamento comum , aliás cabe aqui falar que ela possui todos os rolamentos do tipo comuns.

 

 

Internos de desarme padrão shimano , esse sistema é bem consistente , não dá defeitos ,foi aprimorado para fazer o desarme no botão apenas , do mais é um projeto de pelo menos 20 anos , desde as bantam , isso traz uma confiança e credibilidade ao sistema.

Realmente nessa parte a shimano é impecável.

 

MASSSSSSSS , sim SRS . aqui cabe a minha sincera e profunda decepção com o projeto.

O sistema de devaneador não só dessa mas como da CURADO 70 (SIM SRS ) A CURADO 70 possui o eixo do sem fim em PASMEM : PLASTICO !!!

Já havia falado anteriormente a respeito disso na aldebaran ( eles colocaram unha de plastico) e claro mataram a carretilha.

Agora eles me colocam o sem fim de plastico.

Aí é sacanagem com a turma , enquanto a abu garcia faz em titânio , a quantum faz em cerâmica , a shimano faz em plastico e falo para vcs , é recorrente , somente hj ví 2 vezes.

PARA QUEM NÃO QUISER ACREDITAR OLHA DE NOVO.

Inclusive é possível upgrade de rolamentos nesse sem fim , e na manivela acrescentando 5 rolamentos .

 

Foto dos 5 rolamentos da carretilha corpo (apoio do pinhão) tampa lateral fo freio , torre de manivela e 2 (antireverso e ao lado) apoio do carretel.

Todos do tipo comum semabsolutamente nenhuma espec de abec.

Pois é galera é isso , responde as perguntas acima :

Vale a pena?

Se vc quer uma shimano ,sim , se vc possui alguma ,não

Se vc já pesca , vai se decepcionar com ela pois não vejo essa carreta pescando por muito tempo sem apresentar problemas no AM.

É  igual a sua antecessora?

Não , a caenan 100 possui 1 rolamento a mais no carretel , o que confere um reforço de estrutura melhor , fora isso possui o devaneador em metal (latão cromado) , isso faz da antiga bem mais confiável.

Vale o que custa?

Essa nova custa 650,00 , eu sinceramente não compraria ela por esse valor , existem carretilhas com custo benefício bem melhores que ela

É uma carretilha feita para puxar peixes um pouco maiores ? acima de 4 ou 5 kg ?

Evidente que não , pode acontecer de puxar alguns peixes desse tamanho , mas vai acontecer de abreviar a vida útil delas

Pode ser usada no mar , mangue ou costeira?

Eu sinceramente não aconselho , por conta dos rolamentos e fricção dela , mas claro que cada um sabe o que faz.

Enfim , quero deixar claro que não sou patrocinado por ninguém e a minha opinião é baseada em fatores técnicos e não por emoções e marcas , abraços a todos , espero ter ajudado .

Estou com o revire da VENATOR LITE PRONTO TB PARA VCS  !!!

ABRAÇOS !!!!!!!!

 

Review técnico da nova shimano caenan por EDUARDO CHEDID / LDS Tuning

17 ideias sobre “Review técnico da nova shimano caenan por EDUARDO CHEDID / LDS Tuning

  • 3 de julho de 2017 em 20:34
    Permalink

    Oi amigo muito importante para nós q somos leigos nesse assunto,mais escutar isso de um profissional deixa ah gente atento para esse lançamento,pois eles já utilizam ah marca para lançar algo mais barato e obter mais lucro .
    E bom ouvir um profissional obrigado ✌

    Resposta
  • 4 de julho de 2017 em 23:51
    Permalink

    SOU UM NOVATO EM ETERNO APRENDIZADO , E ,COMENTO QUE A MANUTENÇÃO QUE FIZESTE EM MINHAS CARRETAS FORAM DO MAIS ALTO NIVEL E BASTANTE CUSTON NAS MINHAS NECESSIDADES.
    OUVES BEM E TRABALHAS IDEM.

    Resposta
    • 3 de agosto de 2017 em 22:12
      Permalink

      Opa Xando agradeço a lembrança , precisando estou por aqui , um abraços meu amigo.

      Resposta
  • 19 de julho de 2017 em 11:18
    Permalink

    No caso tem substituir esse eixo sem fim colocar outro sem ser de plastico ?

    Resposta
  • 30 de julho de 2017 em 22:47
    Permalink

    É possível trocar este eixo por um de metal?

    Resposta
  • 12 de janeiro de 2018 em 16:51
    Permalink

    Comprei uma caenan, fui alterar o freio fixo e nunca mais consegui encaixar a tampa novamente de modo a voltar funcionar normalmente. A manivela ficava mais rígida enfim, mesmo com o ajuste fino.
    Paguei 100 US$ e não fui tributado.
    Não sou pescador profissional mas a carretilha é impraticável na questão de acionar os freios, com a mão molhada esquece péssimo até para um amador como eu.
    O manual é péssimo também. A Shimano nem sabe como funciona essa carretilha tenho certeza.
    Agora toda essa tecnologia realmente mas parece fruto do acaso do que resultado de pesquisa.
    Vou comprar uma carretilha mais cara, daquelas que qualquer idiota sabe operar.
    Simples assim, porquê tecnologia é quando qualquer um sabe operar.
    Decepção de equipamento.

    Resposta
  • 19 de setembro de 2018 em 14:54
    Permalink

    Salve Chedid 👍

    Desde já parabenizo o trabalho sério e de muita competência, vem sendo esclarecedor e de grande valia para nós pescadores 🇧🇷

    Gostaria de saber o tamanho dessa manivela e o peso com os knob, caso puder me ajudar 👍

    Grande abraço 👍👏🛶🎣

    Resposta
  • 5 de maio de 2020 em 09:21
    Permalink

    “This website really has all of the info I wanted about this subject and didn’t know who to ask.”

    Resposta
  • 26 de maio de 2020 em 19:28
    Permalink

    “I was just looking for this information for some time. After 6 hours of continuous Googleing, at last I got it in your site. I wonder what is the lack of Google strategy that don’t rank this type of informative sites in top of the list. Generally the top web sites are full of garbage.”

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.