REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.

SALVE GALERA !!!!

Vamos á mais um review técnico o da curado k (shimano).

Ele estava engavetado há muito tempo , pois sinceramente não acho que essa carretilha de fato merecia o crédito muito menos o nome das suas antecessoras, mas depois da turma me cobrar muito aqui vai a minha opinião técnica.

Lembrem que não sou patrocinado por ninguém portanto não tenho rabo preso , outra informação pertinente , sou engenheiro mecânico , portanto sei de fato o que estou escrevendo aqui.

As informações contidas nesse review são puramente técnicas , e claro sou pescador também e quero sempre o melhor custo benefício para mim.

Mas vamos deixar de conversa fiada e mostrar as entranhas da nova curado k:

vamos as ESPECS DO FABRICANTE:

Modelo: Curado 200K HG
Manivela: DIREITA
Rolamentos: 4 S A-RB + 2BB + 1 ROLLER B.
Relação: 7.4:1
Recuperação por Volt (cm): 79
Drag: 5 kg
Peso: 215 gramas
Capacidade Multifilamento (lb-yd): 30-190 / 50-120 / 65-80

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Aqui a nossa amiga toda desmontada:

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A tampa lateral feita em plástico oferece regulagem externa e tampa de giro , sistema bem legal , não perde a lateral facilmente , mesmo assim pouco é aberta pois depois de reguladas as buchas internas do carretel o freio em si é regulado externamente , característica das shimano de alguns anos pra cá (sistema infinity).

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Como dito acima o sistema de freio conta com 4 sapatas que são ligadas uma a uma e depois a regulagem é feita por fora.

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Detalhe do sistema de freio desligado , ele liga puxando a cabeça da sapata sentido tampa lateral (clique) e desliga no sentido oposto.

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Eixo em aço inox podemos ver que a curado k possui carretel apoiado por 2 rolamentos apenas , por um lado ela lança muito (mesmo com os rolamentos originais) por outro lado o carretel com esse eixo enorme e sem apoio no centro fica suscetível a deformações e a borda dele raspa no corpo da carretilha com facilidade, um dos maiores e recorrentes defeitos das shimano.

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O focinho da carretilha em plástico , sem novidades.

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Tampa lateral da curado k ,plástico a novidade é que ela ganhou 1 rolamento a mais ele apoia a torre da manivela , bom ?

Sim e não , com isso pioraram o ante reverso dela (qualidade) essa mesma carretilha do review voltou para cá com o ante reverso quebrado (isso mesmo) .

Mas por outro lado ela ganhou um rolamento a mais .

Outro detalhe que me incomoda há algum tempo nas shimano , é a rosca do caps (regulagem de peso da isca) ser em plástico(injetado) , é muito comum espanamento nessas peças.

Qualquer carretilha possui esse sistema em metal fundido na tampa , mais um ponto fraco delas.

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Olha o rolamento extra no lugar.

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Tampa lateral visto por dentro , vejam como o ante reverso é diferente.

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Sistema de desarme habitual da shimano em chaparia com câmara de desarme em plástico , desarme por 1 mola assentado por 1 peça em nylon , rolamento interno de apoio do pinhão ao fundo.

Sinceramente o que há de melhor nela , sistema tradicional e confiável.

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Corpo em alumínio , reparem que a shimano calçou o botão de desarme , agora ele possui apoio dos 2 lados , solução boa para as anteriores aonde o botão era preso por apenas 1 lado e apoiado por uma pequena barra do outro.

Isso trazia inúmeros problemas de dureza , desgaste e quebra do botão e empenamentos da chaparia interna (ponto pra shimano).

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Detalhe do sistema de botão com chapa passante .

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Detalhe dos internos do corpo , do lado direito da fotos vemos a ponta da chaparia que apoia o botão de desarme.

Por que estou falando tanto desse botão ?

por que sinceramente foi a única peça melhorada na carretilha , o resto foi por água abaixo mesmo.

Querem ver ?

Vamos lá então:

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foto da parte de baixo do corpo.

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Essa curado k possui velocidade 7,4/1 (hg) coroa em latão estrela de desarme e calota da fricção em chapa , fricção em carbono ( bem duro) e com pouca área de contato.

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pinhão em latão também com um banho de proteção, mas as avessas pois depois desse banho foi usinado e bem na parte necessária(dentes ) ,é latão sem tratamento.

O terrível , porém momentaneamente macio micro módulo.

Esse sistema apareceu para resolver os problemas de ajustes e maciez da carretilha , porém é por pouco tempo.

Realmente com o passar do tempo ele fica ruidoso e do nada , sempre no meio da pescaria deixa na mão , pois ele quebra sem dar noticias , os dentes do pinhão ficam literalmente banguelos.

Peças para a curado k?

não sei ainda , pelo menos no Japão não consegui achar.

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Olhem o micro módulo de perto.

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A torre de manivela , uma das poucas peças em alumínio da carretilha.

A shimano se perdeu tanto no sistema de frontal em plástico que resolveu instalar um sistema de segurança dentro da torre de manivela .

Como funciona :

Em baixo da engrenagem preta tem 2 pinos pressionados por 1 mola , quando o sem fim trava (é bem mais comum do que imaginam) a torre gira em falso (escutasse um clek)a engrenagem preta desarma e gira de posição.

Extremamente inteligente não ?

Pois é

Não é inteligência e sim pura estupidez, explico

A engrenagem preta perdeu muita espessura e ficou suscetível a quebras e rachamentos .

Querem mais , o sistema de pinos é de plástico , ou melhor quando começar o clek , eles praticamente perdem a função pois arredondam a cabeça.

Agora eu sinceramente queria saber o que se passou na cabeça do engenheiro que pensou essa arte toda.

Me pareceu ser o filho do dono da marca batendo o pé e falando assim :

PAPAI PAPAI EU QUERO EU QUERO

E o pai para não contrariar fez essa cagada sem precedentes.

Não seria mais fácil fazer o sem fim em alumínio ?

Pois essa engenharia reversa está diretamente ligada ao que vem a seguir:

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Começamos por aqui o sem fim é de plástico ,ESQUEÇAM PLÁSTICO É PLASTICO , É MOLE E VAI SIM ENCAVALAR COM PRESSÃO LATERAL.

A unha resolveram voltar para o metal , mas ela sofre uma força lateral alta , não tem jeito.

Pra ajudar o que segura o sem fim é uma bucha de plastico (nem pra colocar um rolamento) e do outro lado é calçado pelo cilindro que é plastico também , e pra piorar a trava que seguro o conjunto no lugar (trava elástica) é presa no sem sim (parte minúscula na ponta contrária da engrenagem).

Pelo amor de Deus como pode?

Vamos voltar a falar do sem fim , :

O carro que é acionado pena unha que desliza sobre as fendas do sem fim possui um olho por onde passa a linha , ele já foi feito de todo tipo de material (óxido de alumínio) , cerâmica , a maioria hoje em dia é feito em titânio( existem séries em tungstênio).

Isso sugere que existe um desgaste nesse olho , a linha quando passa por ele faz estrago , mas vamos pensar juntos , há alguns anos só existia linha mono ( nylon) e ela possui uma abrasividade muito baixa ( em relação a multifilamento e fluorcarbono).

Mesmo assim além de ser bem menos abrasiva ela possui um efeito memória (trabalha como uma mola) estica e volta ao normal.

Nessa época surgiram os olhais de oxido , titânio e tungstênio tudo isso para amenizar o estrago que a tração da linha faz no olho do carro.

Vocês realmente acham que se desenvolveria toda essa tecnologia se o carro não sofresse nenhum tipo de esforço ?

Vejam com a linha esticada e o carro no canto da carretilha ,bobinando a linha vocês imaginam a força que ele sofre? Ela é lateral e força o tempo todo a unha (uma das peças de maior desgaste das carretilhas)contra as paredes do sem fim.

Oras se temos desgaste da unha imaginem do sem fim né.

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Olhem o causador das maiorias dos problemas dessa carretilha atualmente.

Pelo menos o sistema de micro módulo vai durar um pouco mais em relação a ele né.

Querem mais ?

pois é ainda tem:

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Olhem a espessura dessa engrenagem plástica , é assustadora mesmo

Ela é bem pequenina e rasa , não passa nenhum tipo de confiança.

Mas vamos seguir em frente.

Vejam se a curado fosse tamanho 30 ou 50 para peixes pequenos com carretel raso ,eu entenderia pois é específica para bass , mas ela é uma tamanho 200 cabe linha , pesa 215 gramas tem corpo de alumínio.

Então sinceramente não consigo entender o que fizeram com ela , realmente das antecessoras só ficou a cor do carretel (verde) , a shimano enterrou de vez o projeto curado infelizmente.

E fico triste com isso pois ela é uma das maiores fabricantes mundiais de carretilhas, se ela vem com isso nem quero saber o que as outras montadoras influenciadas por ela o farão.

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Manivela padrão com os famosos knobs que vão derreter em pouco tempo e calçados por buchas.

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Poderiam colocar 4 rolamentos nela né , mas tudo bem.

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E por fim a estrela a peça mais legal da carretilha , com sinceridade.

Pessoal é isso , tirem suas conclusões , se acham que vale a pena comprar uma curado k se sintam a vontade.

Na minha concepção não é um projeto confiável o suficiente para as pescarias e quando falo isso ,falo de qualquer tipo de pescaria , pois esse frontal todo em plástico é uma bomba relógio e provavelmente vai deixar o pessoal na mão , abraços a todos

Próximo review da lubina gtx da ms a puxadora de hélices !!!!

ABRAÇOS A TODOS

QUEREM UMA CUSTOM?

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REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.
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7 ideias sobre “REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.

  • 5 de março de 2019 em 17:59
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    Chedid muito obrigado pelos esclarecimentos, principalmente na parte que você explica que a unha e latão e o sem fim de ” plastico” , a CGK Brasil alegou mau uso do meu equipamento e você acabou de falar o que eu falei para eles e não resolveram, me sinto lesado por ter pago $160 ou $169 dólares na bass pro shopping, não me recordo do valor pois comprei no lançamento, tive a oportunidade de trazerem para mim. Você acompanhou meu drama de perto, fui lesado na cara dura, me sinto lesado até hoje, pois o fulano da CGK Brasil e um dos mecânicos autorizados da mesma alegaram mau uso. Peguei um vermelho cioba de menos de 2 kilos, a unha entrou no trilho e daí veio toda a lambança. Vamos relembrar o início de tudo isso. Minha carretilha chegou, coloquei linha, e no outro dia fui treinar para o campeonato do Nakamura em Bertioga que aconteceria no outro dia após o treino. Chegando lá fui dar o primeiro arremesso… Ai começa tudo… O botão de start quebrou, lindo isso num único arremesso.. Lógico que tinha uma carretilha reserva e tive que usar a reserva, no primeiro dia útil eu liguei na CGK me atenderam super bem, depois que falei do problema me trataram mau, isso o próprio presidente, não queriam fazer o reparo pois alegaram que comprei fora não prestígiei o mercado nacional e não fariam o reparo. Bom fui no reclame aqui, reclame já, postei em todas as redes sociais possíveis. No outro dia entraram em contato comigo e se propuseram a fazer o reparo alegando que foi defeito de fábrica, eu ri auto.. Deu vontade de falar… F. D. P eu que sou burro e não sei usar mesmo só pesco a 20 anos… Só isso… Tenho bantam, Scorpion, cronarch, entre outras mas só essa não sei usar por que é nova e é muito diferente… Sou burro mesmo.. Muito sarcástico mas fiquei quieto… Fizeram o reparo.. Mandaram por Sedex, chegou em casa linda, daí por diante e a história do cioba que falei acima…
    Chedid muito obrigado por tudo se não fosse você eu não teria uma boa carretilha, e se não fosse você eu estaria com essa merda de shimano curado k 200 na gaveta!!! No máximo seria um peso de papel aqui em casa.
    Gente vocês querem carretilha? Tem inúmeras por aí muito superior a shimano e muito mais barata!!! Recomendo o Projeto Defy do próprio Eduardo Chedid!!! Pincha demais, é leve e tem as duas versões. Mar e Rio!!! Abraços a todos e Shimano só as minhas antigas… As novas quero distância!!!! E desculpem meu desabafo!!! De um caiçara que comprou uma Ferrari e recebeu um Fusca 66.

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    • 22 de março de 2019 em 07:06
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      Anselmo, infelizmente a shimano se perdeu no projeto curado, certeza que logo mais vão em segredo resolver o problema, mas aí já deixou um monte de gente insatisfeita, os meus projetos são na minha visão confiáveis e duradouros, abraços

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      • 6 de dezembro de 2019 em 19:58
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        O que seria esse projeto Defy?
        Abraço

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      • 6 de dezembro de 2019 em 21:07
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        Boa noite
        Qual seria o projeto Defy do Eduardo?
        Grande abraço

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  • 6 de maio de 2019 em 22:36
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    Chedid; a unha do devanador de metal de outra curado serve na curado i 200hg?

    Resposta

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