SALVE GALERA ,  conforme prometido no youtube finalmente o review da curadinho 71 uma carretilha menor que a curado 200 ( mas não tão menor assim né , kkkk).

Uma das vedetes da shimano por não ser uma carretilha de custo altíssimo , mas tem custo alto.

Vale a pena ?

tem defeitos?

Chedid pelo amor de Deus explica o que é esse MICRO MÓDULO  que você fala tanto, kkkk

VOU EXPLICAR SIM , mas a curadinho não tem ele , então acho mais confiável.

Olha ela aí abaixo !!!!!

Vamos as especs de fabrica dela :

– Modelos: 70 XG (direita) ou 71 XG (esquerda);
– Recolhimento: 8.2:1 ( aproximadamente 82cm por volta);
– Rolamentos: 3 S A-RB + 2 BB + 1;
– Drag: 10lb ou 4,5kg;
– Carretel: Shimano Stable Spool 3D;
– Peso: 6.5oz ou 185g;
– Capacidade de Linha:

Modelo Power Pro 20lb = 105,15m

30lb = 96,01m ou 40lb = 80,91m

Modelo Nylon 10lb = 96,01m

 

Primeiro vamos explicar a terminações :

XG VELOCIDADE 8,2 /1

HG VELOCIDADE 7,2/1

SOMENTE ISSO QUE DIFERE OS MODELOS , O RESTO É TUDO IGUAL , existe também o número delas sempre terminação 0 para lado direito e 1 para esquerdo, exemplo curado 71 xg ( lado esquerdo , velocidade 8,2/1) simples assim .

Assistiram já o vídeo dela customizada pelo canal do youtube?

Senão vejam :

Agora chega de enrolação e vamos os fatos e fotos :

 

 

Bonitinha ela , um pouco menor que a série 200 ,mas não é do tamanho da série 50 (curadinho 50 antiga) que inclusive eu acho bem mais bonita que a nova , mas pura impressão minha.

 

Padrão Hagane da shimano , foi difícil entender do que se trata ,na verdade seria o nome dado ao padrão de qualidade das carretilhas da marca e apenas isso.

 

Carretel de linha com capacidade boa de linha,linha 0,30 mm da maruri entraram 85 mts , aliás carretilha desenhada para peixes até 6 kg a fricção de 4,5 kg deixa bem claro isso.

 

Sistema de freio centrífugo , o grande forte da shimano no caso esse é o infinity com 4 sapatas internas ligadas individualmente e mais em teoria 6 regulagens no botão externo (são infinitas) pois como ele não oferece click , é liso qualquer pequena variação no botão faz frear mais ou menos , isso torna muito coeso o sistema de freio , eu particularmente gosto mais do freio centrífugo ao magnético , mesmo existindo algum desgaste das sapatas com o passar do tempo ( o magnético não toca no carretel) e com calibragem a cada mudança de vento ou peso de isca , acho mais viável e bem mais solto.

 

Na calota dourada da foto as sapatas encostam e fazem o freio , rolamento da tampa do carretel.

 

As 4 sapatas citadas acima , ligadas e desligadas individualmente , se você não sabia disso , basta empurrar elas no sentido do eixo do carretel para travar e contra esse sentido para destravar , mas cuidado , são peças sensíveis.

 

O carretel da curadinho possui eixo em aço e é apoiado por 2 rolamentos , abro aqui um parenteses para explicar o que acontece nesse carretel e na engenharia da shimano:

A marca desde muito cedo procura a melhor performance das suas peças e com o mínimo de custo (evidente , todas querem) com isso retiraram o rolamento grande do apoio do carretel e com isso verificaram que a carretilha ganhou muito em performance de lançamento , isso seria espetacular não fosse a força que os peixes exercem no arranque e tomada de linha , mesmo com a fricção reduzida esse rolamento central não estando lá faz falta e torce literalmente o carretel puxando esse para frente e fazendo a parede do carretel raspar na carcaça (corpo da carretilha) , fora isso muitas das vezes usamso o dedão (freio digital , kkk) PARA DIMINUIRMOS A TOMADA DE LINHA FORÇANDO O CARRETEL TAMBÉM CONTRA A PAREDE DO CORPO .

Isso causa lixamento no carretel e empenamento do eixo , tira a camada de proteção dele (anodização) e chega em alguns casos (carretel em magnésio liga) a furar o carretel com corrosão oras do sal oras das águas  acidas da AM.

Pessoal isso não é suposição e sim constatação , querem exemplo ?

Tem certeza?

Então aí está:

Lembram do que falei acima?

O carretel raspa co corpo , perde a camada protetora de tinta e no caso acima furou .

Esse acima é de uma chronarch , carretel muito leve feito em liga de magnésio ,e pescando na água salgada

Vejam que nenhum deles possui o rolamento central.

 

A curadinho é feita na Malasia , o que em nada desabona a qualidade de construção dela , aliás cabe salientar que essa fábrica é bem mais moderna que a Japonesa.
A estrela dela em alumínio com click embutido, knobs em borracha com boa pegada , mas naquele material que conhecemos bem , vai derreter com o tempo.

Agora começa o que eu digo de economia ao extremo , essa carretilha pelo custo deveria ter os 11 rolamentos de fabrica , mas não possui apenas 6 o que inicialmente não prejudica o funcionamento , mas com o tempo essas buchas comem a torre de alumínio gerando um desgaste impossível de arrumar , no caso dessa carretilha todas as buchas foram substituídas por rolamentos compatíveis. 

 

A tampa lateral dela é plástica e presa por 4 parafusos 3 do tipo maquina (rosca fina) e 1 auto atarraxante , o suficiente para travar bem a lateral ao corpo em alumínio.

 

O sistema de drag da estrela nesse casso perdeu as arruelas de pressão , isso ficou a cargo da tampa da coroa que é cônica , funciona bem , sem grandes sustos.

 

Rolamentos da ponta do carretel e apoio superior do pinhão , eles ficam alojados dentro da caps.

 

Tampa plástica com bom ante reverso .

Característica das carretilhas de ponta.

Foto do sistema motriz com a tampa e torre (essa em alumínio tb).
Sistema completo da fricção coroa/pinhão , tampa estrela e yok (peça preta ao lado).

Características deles , tudo em chapa , uma pena a shimano só usa alumínio nas top , o conjunto motriz em latão , isso acho legal , mais resistente que o alumínio , fricção em carbono com pouca área de contato , isso é proposital .

Foto to sistema de desarme e torre , dentro da parte cor de rosa está o segundo rolamento de apoio do pinhão.

 

Torrem em alumínio, essa carretilha tem 185 gramas , agora imaginem ela com kit em alumino , chegaria na casa dos 160 gramas , mas a shimano vende outras nesse peso ao custo de um rim , custo benefício é o que sempre falo .

 

Frontal da carretilha.

 

Agora o grande problema dessa carretilha o sem fim , plástico e não me venham com plástico industrial , reciclado , espacial ou marciano , é tudo plástico , mole ,deforma come com facilidade outro abacaxi , o sem plástico é calçado por uma bucha plástica que fica numa sede plástica , adivinha o que vai acontecer com o passar do tempo ,claro que sim .

Vai travar o sem fim , lógico né , para resolver essa foi colocado um rolamento no lugar da bucha, o mais certo seria substituir a peça (sem fim ) por outro de metal , mas só em torno né.

Olha ele aí .

 

Sistema de desarme feito por uma mola , sistema antigo e bom , ewsse é simples e não dá defeito.
Abaixo a bucha substituída por rolamento , aumenta maciez , não deixa o sem fim torcer dentro da sede.

 

Buchas trocadas por rolamentos , vejam que essa carretilha ganhou 5 rolamentos , ficando com um total de 11 rolamentos.

Com isso melhoramos a maciez e demos sobrevida em algumas partes do sistema mais frágeis.

Notem que foram instalados rolamentos marinizados nela , pois tanto a parte frontal com os knobs sofrem o tempo todo com água e corrosão , isso diminui muito uma eventual quebra por oxidação.
E chegamos ao fim de mais um review técnico.

Vocês querem customizar uma carretilha ou molinete comigo ?

zap(11)967808633

Considerações finais :

A curadinho é boa em maciez , atende bem para peixes até 5 kg , tem um peso razoável 185 gramas , mas é cara média de 1500,00 no mercado .

Quando falo de custo benefício , não acho ela boa , ou melhor tem melhores por preço bem menor no mercado,outro detalhe para ela ficar igual a de cima o rapaz gastou mais uma quantia em $$$$ , agora ela figura entre as melhores , mas poderia ter pego uma de menor custo e customizado ou de repente ter pego comigo o meu projeto mais novo :

DEFY

180 GRAMAS

DRAG 6 KG

RELAÇÃO 7,6/1

CARRETEL APOIADO POR 3 ROLAMENTOS

SISTEMA DE FREIO SCS (SMART CENTRIFUGAL SYSTEM`)

11 ROLAMENTOS

PINTURA CUSTOM

1 ANO DE GARANTIA

GOSTARAM ?

ESPERO QUE SIM

CHAMEM NO ZAP (11) 967808633

QUEREM UMA CUSTOM COM A LDS TUNING , ENTÃO ACHARAM, KKKKK

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ABRAÇOS A TODOS !!!!!!!!

REVIEW TÉCNICO DA CURADINHO 71 XG ,SHIMANO POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING
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11 ideias sobre “REVIEW TÉCNICO DA CURADINHO 71 XG ,SHIMANO POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING

  • 27 de agosto de 2018 em 23:35
    Permalink

    Qual a medida dos rolamentos dos knobs da curado 70 e do sem fim?

    Resposta
  • 18 de outubro de 2018 em 01:28
    Permalink

    There is perceptibly a bunch to know about this. I consider you made some good points in features also.

    Resposta
  • 18 de outubro de 2018 em 14:01
    Permalink

    Muito legal o review desta curado 71! Tenho uma desta e assim que chegar em casa já vou trocar a bucha do eixo sem fim para um rolamento. Uma excelente dica!

    Parabéns pelo trabalho, Eduardo!!! Abs.

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  • 14 de fevereiro de 2019 em 23:54
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    Eduardo blz, curto muito seus vídeos, e já procurei e não acho nada a respeito da carretilha Sparta saint azul, gostaria se possível que um dia vc falasse a respeito, desde já obrigado, um forte abraço.

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  • 21 de fevereiro de 2019 em 11:10
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    Bom dia Eduardo. Primeiramente, desculpe-me por não encontrar o local correto para postagem. Pretendo comprar uma carretilha de perfil baixo para pesca de dourados (água doce), pois já possuo Shimano Calcuta 400 e Abu Garcia 6500. Gostaria de ter a sua opinião sobre : Curado 300 EJ, Tranx 300 HG e Revo Toro 60, especialmente no tocante à funcionalidade para arremessos, tração, resistência e durabilidade. Grato. Abraço

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    • 5 de março de 2019 em 14:32
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      Entre as 3 , iria de revo toro e depois a curado 300 , a tranx possui micromodulo , o que vai ser um problema daqui há algum tempo , abraços.

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  • 23 de fevereiro de 2019 em 13:26
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    Eduardo você ajuda a muitos com seus reviews.!!Qual sua opinião sobre carretilhas para os tucunarés azuis do lago do peixe até 5kg? Estou em duvida entre: Curado 70, Tatula type Ct, Venator lite e Lubina BW. Desde já agradeço por tantas informações fornecidas!

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    • 5 de março de 2019 em 14:30
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      Bom , para começar , peso é fundamental , então de cara fico com a bw , depois venator , curado 70 e tatula ct.

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  • 23 de abril de 2019 em 02:14
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    Boa noite Chedid, entre essa curado XG e a casitas HG, qual você acha melhor, Em relação ao preço, tem sites estrangeiros como o Aliexpress que a Casitas ta custando por volta de 350 R$ e a Curado 550 R$ . Você acha que vale a pena investir um pouco mais na curado ou se é melhor ficar na Casitas mesmo, e possivelmente tunar ela ? Tava pensando na BW também. Eu pretendo não exceder os 550, preferiria até gastar o menos possível, por isso queria saber se vale a pena a Casitas por 350 ou você acha que ela uma hora vai dar problema e a curado iria render mais , ou a BW, não sei, eu pesco com iscas de 5 a 12 gramas, peixes de até 3kg, nada que precise de um carretel com 200 mts e tal. Gostei bastante da Casitas mas to numa dúvida tremenda entre essas três. Qual você iria, considerando os preços finais : Casitas 151HG 325 R$ ; Curado 71XH 550 R$ OU Black Widow GTS ou GTX 550 á 600 R$

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    • 6 de junho de 2019 em 10:33
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      Opa Marcus ,curado xg( modelo k) , casitas , ambas carretilhas da shimano , a casitas é uma intermediária entre a curado e a caenan ,muda apenas o sistema de freio entre elas com regulagem externa , ambas , aliás as 3 possuem o sem fim em plástico , isso de fato é o ponto fraco delas , por conta disso não aconselho , a durabilidade delas vai ser reduzida a BW gts , é excelente opção , indiscutivelmente não é tão macia quanto as shimano , não possui pinhão apoiado por rolamentos , mas em questão de durabilidade ela vai se sair melhor , fora o pós venda da MS que oferece peças de reposição , então ficaria com ela , quanto a gtx , vou fazer o review hj dela , é muito rápida , puxadora de hélices , então se está pensando em uso misot a gts cairia melhor.

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