Primeiramente essa carretilha que pertence a um amigo nosso aqui do fórum chegou para mim com a manivela quebrada , o que achei estranho pois nunca havia visto uma manivela de alumínio sólido quebrado , então antes de qualquer coisa abri para ver se o problema era interno, seguem fotos :

 

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Por incrível que pareça mas o colega Joca já havia mandado soldar a haste do knob na manivela , evidente que não durou muito , mas voltando ao tópico , essa carretilha não possui parafusos aparentes nem na manivela que ficam para o lado de dentro dela perto da estrela de fricção e os do corpo estão todos escondidos , portanto realmente existe um grau de dificuldade maior na hora da desmontagem, segue foto :

 

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Vejam o corpo dela é liso os parafusos estão ditribuídos dentro do compartimento do carretel e embaixo do capacete perto do devanador de linha :

 

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Que aliás diferente de qualquer outra carretilha é virado para trás , reparem na foto :

 

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Essa carretilha foi comprada usada e está um pouco surrada porém como ela é toda em alumínio aparecem realmente esses riscos mas absolutamente nada que desabone até agora a desmontagem  , segue a foto de alguns parafusos que seguram a tampa da manivela e o capacete da carreta :

 

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O interessante desse modelo específico é que o carretel flutua sobre apenas 2 rolamentos , vejam que ele não possui o rolamento central do carretel que fica apoiado sobre os rolamentos das 2 tampas apenas , a shimano realmente confia muito no produto para fazer isso e deu muito certo pois ele com os rolamentos originais está rodando muito solto.

 

Aqui em baixo já em processo de montagem da carreta , vejam que ela usa um sistema muito simples de frição 2 discos que inclusive não eram originais e sim aqueles de amianto e foram trocados pelos de carbontex :

 

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foto de outro ângulo :

 

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Aqui é possível ver a tampa da unha invertida , ela fica para o lado de dentro da carreta , outra coisa que foi detectada , ela era usada em agua salgada pois até pontos de oxidação foram achados nela , de todos os rolamentos encontrados 2 estavam ruins e foram trocados , os outros mesmo um pouquinho ruidosos depois de lavados e lubrificados foram aproveitados pois são originais dela , um deles inclusive ajidou a causar a quebra da manivela pois era o rolamento de apoio do eixo que fica junto ao antireverso e estava muito oxidado.

 

aqui em processo de montagem  :

 

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Bom depois de fechada era colocar a manivela nova , a sihmano continua com a mania de manivela reta e hoje em dia fica até difícil achar elas para venda mas eu possuía uma aqui vejam o resultado :

 

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Bom considerações finais :

 

Essa carretilha realmente é muito bem feita e acabada ,os internos dela decepcionam um pouco pois são iguais a qualquer outra shimano , inclusive as caenan , do mais o design dela é absurdamente bonito parece até o alien do filme , toda em metal , alumínio e as tampas sinceramente não consegui decifrar o material , o que a torna muito robusta porém bastante pesada tb , mas é um traotr de carretilha seus rolamentos são muito soltos o carretel não para simplesmente , essa em específico possui o sistema de freio centrífugo , ela não é digital mas muit eficaz como é o sistema shimano , espero que tenham gostado , abraços ao Joca , Robson , Raffa e a turma toda .

[Shimano Scorpion] Manutenção na série ANTARES. por EDUARDO CHEDID / LDS TUNING

5 ideias sobre “[Shimano Scorpion] Manutenção na série ANTARES. por EDUARDO CHEDID / LDS TUNING

  • 2 de janeiro de 2017 em 14:24
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    Boa tarde!!
    Tenho uma carretilha shimano antares scorpion, acho q é igual essa do post, gostaria de saber se vc tem o eixo+ manivela
    Comprei essa carretilha seminova, porem o dono ja havia trocada a manivela, e com o tempi foi gastando o eixo….

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    • 3 de janeiro de 2017 em 00:01
      Permalink

      Jony não possuo dessa torre aqui , mas posso encomendar ela pra vc no Japão , entre em contato.

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  • 22 de maio de 2017 em 08:57
    Permalink

    Vc sabe me passar o código da peça do botão da regulagem fina?

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    • 19 de junho de 2017 em 12:21
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      Glauber vc acha esse código na vista explodida da carretilha , cuidado pois as tatula possuem modelos e caps diferentes.

      Resposta

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