SALVE GALERA !!!!!!

Vamos para mais um review técnico da NOVA daiwa ZILLION TWS  ( a puxadora de hélices) POR CONTA DA SUA VELOCIDADE 9,1/1.

Ela é tão boa quanto a sua antecessora ?

Vale de fato o valor que pedem?

Realmente aguenta o tranco dos grandes tucunarés açus Amazônicos e parentes ?

Vamos descobrir agora e juntos !!!!!!!

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EDUARDO CHEDID

E TENHO CANAL DO YOUTUBE também : EDUARDO CHEDID.

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A estrutura dessa carretilha é muito parecida com a sua prima mais pobre a TATULA  , mas será que é só aparência ?

Especificações:

– Velocidade de recolhimento 9.1:1
– Manivela com infinito anti-reverso
– Sistema de 10 rolamentos (2CRBB, 7BB,1BB)
– Sistema de arremeso TWS (TWING SYSTEM)
– Freio: 13.2lbs – 6kgs
– Capacidade de linha 0.35mm – 110m
– Peso: 213 gramas
– Chassi em alumínio, estrela da fricção e lateral(lado da engrenagem) em carbono ZAION
– 102 cm recolhido por volta de manivela.

Comparando com a tatula type r ( a mais requintada delas)

As especificações dela mostram algumas diferenças básicas a quantidade de rolamentos é uma delas .

Se bem que esses 2 rolamentos a mais estão dentro da manivela , o que evidentemente torna a ZILLION  um pouco mais macia

O peso delas é o mesmo 2 gramas separam 1 da outra (é exatamente a diferença de peso das buchas pelos 2 rolamentos a mais).

Outra diferença importante e agora sim fator preponderante para os lançamentos a ZILLION  possui o famoso sistema de destrave do carretel FREE FLOATING SPOOL , contra o sistema de eixo inteiriço do carretel da tatula , vejam:

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Para quem não sabe do que se trata esse sistema aqui está ele :

Possui carretel com eixo curto e no destrave gera menor inércia(por conta do peso e nenhum atrito com o pinhão) por conta disso o arremesso melhora sensivelmente.

 

Acima o carretel da ZILLION contra o carretel da TATULA :

 

 

Acima o carretel da TATULA COM EIXO INTEIRIÇO.

Outro fator importante e que vem agregar força ao carretel é que o carretel da ZILLION  é inteiriço e da TATULA  vazado .

Essa diferença está diretamente ligada a resistência de ambos para peixes maiores.

E acreditem ,já chegou para mim aqui carretel que foi esmagado e ficou deformado pela força do peixe , evidente que a carretilha em questão não era preparada para uso na Amazônia e nem se tratava de daiwa , mas infelizmente a troca foi necessária.

Mas voltando ao desmonte da carreta:

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Corpo em alumínio ,com boa estrutura.

 

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Sistema padrão de manivela com estrela em zaion .

A manivela das daiwa novas (praticamente todas) está alongada com 100 mm , o que dá mais torque na briga com os peixes , mesmo vazada (alívio de peso) ela é muito sólida , os knobs possuem excelente pegada feito em borracha.

 

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Como dito acima essa manivela possui 2 rolamentos (maciez) a torre dela deveria ser em metal , mas é alumínio (peso) , peguei alguns casos  aqui que necessitaram  troca por conta dessa torre.

Knob em borracha , muito ergonômico pegada muito boa.

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A anabolizada CAPS  (tampa responsável pelo controle do peso de isca).

É  desse tamanho por oferecer click ponto a ponto.

Torre da manivela em alumínio.

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Parafusos padrão daiwa , são do tipo fenda (acompanham esse padrão há pelo menos 20 anos)

Eixo do free floating spool em plástico (padrão de todas que possuem esse sistema).

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Aqui uma observação , tampa lateral da mainvela em zaion (a da tatula hs é alumínio) , nesse caso sou mais a tatula .

Antireverso de excelente qualidade com micro roletes , a daiwa usa na maioria das suas carretilhas um rolamento a mais acima do antireverso para centralizar o eixo e dar mais segurança e maciez na recolhida.

Exagero ? Eu acho que não , mas deixo claro aqui que esse excesso de zelo é característico da marca.

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Aqui o sistema de coroa pinhão e fricção dela , vejam coroa e pinhão em bronze , nesse caso existe de fato o pinhão apoiado por 2 rolamentos (a tatula é apoiado por 1 rolamentos e pelo eixo do carretel)a fricção é formada por 2 discos (uma pena ) 1 deles (vermelho ) material fibroso , o de cima em carbono ,porém com pouca área de contato .

Problema fácil de se resolver ,trocam se por carbono mais macio ambos e o drag passa fácil dos 8 kg .

Tampa da fricção e estrela do destrave em alumínio( muito bom).

O yok já está reforçado com uma chapa metálica (problema clássico da daiwa) se deteriorava com muita facilidade.

Aqui abro um parenteses para comparar o sistema de drag da ZILLION ANTIGA COM A TWS.

A antiga usava um conjunto de drag multidisco sendo 3 discos de aço e 2 em material aspero (não era carbono), contra esse sistema de 2 discos .

Isso causa uma diminuição do drag e a tomada de linha não é tão macia na briga com os peixes (chega a dar trancos).

FICA A DICA : ESPAÇO PARA INSTALAR O SISTEMA MULTIDISCO TEM .

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Acima o sistema de torre e desarme do tws ,idêntico ao da tatula , muito eficiente.

Aliás o sistema TWS veio para amenizar o sistema de freio magnético da daiwa , que realmente é muito eficiente e por conta disso acaba diminuindo o lançamento comparada a o sistema centrífugo.

No caso da ZILLION  por conta de ser uma caretilha lançadora de iscas um pouco mais pesada ela usa os anéis de freio de neodímio (mais força no freio).

Esse sistema garante linha esticada durante o lançamento e muito menos cabeleiras ,aliado ao sistema tws que praticamente não entra em contato com a linha quando desarmado.

Um excelente resultado para os lançamentos , mas incomoda muitos pescadores que acham ela presa , e realmente é para quem pesca com uma shimano.

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Aqui o sistema de devaneador dela eixo em aluminio com 1 rolamento e 1 bucha (pode ser substituída por rolamento)

Unha em metal ,(graças a Deus) , tenho visto aberrações no mercado por aí afora.

Durabilidade de novo.

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Rolamento de apoio da base do pinhão , vale lembrar que essa carretilha possui 2 rolamentos marinizados o resto deles é do tipo comum.

Suporte do yok em metal.

 

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Acima sistema de desarme e giro do tws , ele é feito por mola única ,bem diferente do padrão antigo.

Corpo em alumínio .

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Estrutura muito forte mesmo.

Pois é a daiwa mais uma vez trouxe um produto de ponta com essa carretilha , mesmo ela possuindo alguns internos bem parecidos com a tatula , fica apenas no parecido.

Uma carretilha muito robusta e forte , na minha opinião não se compara a zillion antiga , mas a evolução é assim mesmo.

Veio com uma velocidade 9/1 , (pra mim alta demais) , mas foi concebida assim.

Acho também que poderia usar um sistema de freio multidisco , mas se ajustada fica com um drag muito bom .

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Enfim , quero deixar claro que não sou patrocinado por ninguém e a minha opinião é baseada em fatores técnicos e não por emoções e marcas , abraços a todos , espero ter ajudado .

Pessoal na próxima semana review da novíssima carretilha da MS a KATANA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REVIEW TÉCNICO DA NOVA ZILLION TWS 9/1 POR EDUARDO CHEDID /LDS TUNING.
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2 ideias sobre “REVIEW TÉCNICO DA NOVA ZILLION TWS 9/1 POR EDUARDO CHEDID /LDS TUNING.

  • 4 de agosto de 2017 em 11:21
    Permalink

    chedid, bom dia

    Se a pessoa tiver a oportunidade de pegar uma zillion do modelo antigo nova a jdream e essa nova zillion, qual voce pegaria ??

    abraço

    Rafael Mauiricio

    Resposta
    • 9 de agosto de 2017 em 20:26
      Permalink

      Grande Rafael , pois é , essa é uma pergunta muito pessoal , eu prefiro a modelo antigo , abraços

      Resposta

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