SALVE GALERAAAA !

Esses dias atrás recebi aqui na oficina uma carretilha nova na caixa , cheirando a tinta ainda ,  NOVÍSSIMA SCORPION DC 101 HG.

Ela promete ser uma das mais confiáveis carretilhas da shimano e vem a preços exorbitantes , cheguei a ver anúncios acima dos $4.000,00.

Mas será que vale tudo isso ?

O nosso grande amigo: GUILHERME MELLO , importou uma e me mandou para uma custom e review técnico , e para variar encontrei algumas semelhanças com suas irmãs mais pobres !!!!

Vamos as especs dela :

ESPECIFICAÇÕES:

Modelo: Scorpion DC 101HG
Manivela: Esquerda
Rolamentos: 8 (7 S-ARB® / 1 SS – Aço inox)
Material do corpo: Alumínio
Material do carretel: Alumínio
Velocidade de Recolhimento: 7.2:1
Drag (fricção): 5.5 kg
*************Capacidade de Linha: 20 lb -70 mts( referência linha power pró 0,23mm)
Peso: 215g

Vejam que destaquei a capacidade de linha , logo abaixo irão entender o fato.

Vejam na foto abaixo o corpo já praticamente desmontado, ele é em alumínio , com tampas laterais em plástico

 

 

 

 

 

 

Aqui o carretel da scorpion , por ser DC (digital control) possui pendurado o sistema de 4 imãs que polarizam e geram energia para frear a carretilha.

O carretel possui o eixo em aço inox , e não poderia ser diferente , pois é apoiado por 2 rolamentos.

Trocando em miúdos é um sistema de freio magnético e variável ( quanto maior a rotação , maior o freio) ,é excelente por um lado (cabeleiras) mas ruim por outro ( o carretel mais pesado tem um arraste maior ) e não tem boa capacidade para lançare iscas mais leves.

Aqui (abaixo) a tampa lateral ,com o copo do sistema dc5 ( sistema novo) quinta geração , possui 3 regulagens internas :

PE : MULTIFILAMENTO

F: FLUORCARBONO

N: NYLON

E mais 5 regulagens externas (botão de giro na tampa) numerado de 1 a 4 e mais o A (automático) , esse com certeza varia entre o 2 e o 3 em testes feitos (não faz cabeleiras , mas não lança tb).

Na foto acima vemos as regulagens internas do freio.

 

Carretel encaixado no sistemas de freio , vejam que o copo do sistema fica interno no carretel que carrega os imãs , na verdade esse copo preto é uma bobina de fios que capta a energia da rotação (magnética) e a transforma el elétrica freando o carretel.

Pois exatamente nesse momento achei a carretilha um pouco grande para o tamanho 100 e fui ao meu acervo achar uma outra shimano para comparar , de repente !!!!!!

Pois muito bem , elas são exatamente do mesmo tamanho.

Quem está pensando em comprar uma scorpion 101 ou 100 (lados) e acha que vai ser mais compacta que a curado ou scorpion hg , cuidado , pois são exatamente do mesmo tamanho !!!!!!!

A notação 100 para a scorpion se dá apenas pelo tamanho do carretel que possui menor capacidade de linha que a 200.

Explico:

A dificuldade de arremessar iscas pequenas devido ao peso do carretel (dc , 4 imãs) foi minimizada , mas evidente que pagamos o preço por isso, querem ver :

Especificações: 

Modelo: Curado 201 i HG 

Manivela: Esquerda

Rolamentos: 6

Material do Corpo: Alumínio

Velocidade de Recolhimento: 7.2:1

Força de fricção (Drag): 15lb (7 quilos) máximo 21lb (10 quilos)

Capacidade de Linha: 40lb / 100m ( referência linha power pró 0,30mm)

Peso: 210g

A carretilha acima é a curado 201 hg ,vejam que a capacidade de linha dela é bem maior que a da scorpion dc hg, se não é fator de influência ,capacidade de linha em uma carretilha a scorpion dc é boa opção .

Com essa redução de tamanho e peso o carretel da scorpion dc ficou com apenas 18 gramas ( muito bom).

Agora vamos falar dos internos dela, abaixo o sistema de estrela e calota da coroa , ambos em chapa , esperado.

Por não se tratar de uma carretilha leve ( abaixo dos 100 gramas , é o esperado)

Fricção em carbono  com pouca área de contato , eu particularmente acho a fricção das shimano um pouco duras , muitas vezes a tomada de linha não é constante e sim com aqueles pequenos trancos.

 

Conjunto motriz em latão e sem o sistema de micro modulo ( me agrada bastante), o pinhão também tem apoio por 2 rolamentos , é muito preciso e evita o desgaste prematuro em flutuação , realmente esse sistema x ship da shimano encanta.

O sistema micro modulo é mais macio e mais preciso , porém oferece um desgaste muito maior, seus dentes são bem pequenos e aliado ao fato de ser desenvolvida para água salgada e muitas vezes com baixa manutenção , pode apresentar problemas com menos de 1 ano de uso.

No caso acima com certeza a durabilidade é maior.

 

O sistema de desarme da carretilha é o mesmo desde a época das bantam , muito bom e seguro .

Corpo em alumínio ,padrão hagane ( seria um tipo de iso 9000 da shimano) qualidade na construção , e isso realmente tem.

Tampa lateral em PLASTICÃO  , nada de carbono , alumínio ou magnésio , mas da conta do recado , ante reverso de excelente qualidade, a carretilha depois de fechada e customizada não oferece nenhuma folga na manivela , fica macia , indiscutível.

Estrela e tampa do caps em alumínio.

Agora algo que me deixo bastante feliz , sem fim em alumínio anodizado e unha em metal , nas tamanho 70 e 50 usam sem fim e unha de plastico , nas de entrada caenam , caius , tudo em plástico e claro que o tempo de vida útil diminui muito ,pois nessa partye existe um constante esforço lateral.

Capa do distribuidor de linha e carro em plastico , passador do carro em titânio (linha multifilamento)

Torre da manivela em alumínio anodizado.

Rolamento da torre sem tratamento para água salgada , do tipo comum.

Manivela com 85 mm , torre em alumínio , apoiada por 1 rolamento (marinizado) e 1 bucha de nylon.

Os 2 rolamentos da tampa , 1 deles marinizado ( do carretel) e o de apoio ao pinhão ( mais largo) tipo comum.

Rolamento interno do sistema DC também marinizado.

E com isso mostro para vocês a nova shimano scorpion , derivada da sua antecessora tamanho 200 , só que com o carretel mais raso e estreito , para conseguir se sair melhor com as iscas menores.

O sistema DC5 , promete lançamentos sem cabeleiras ,e entrega , porém ao custo bastante elevado.

Na minha opinião é com certeza uma das melhores carretilhas da shimano com freio dc da atualidade.

Lembrem quando falo do trio cítica , curado , scorpion , carretilhas de bom custo benefício.

Espero ter ajudado vocês em alguma dúvida !!!!

QUEREM UMA CUSTOM / TUNING ?

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OU O MEU ZAP (11)967808633

ABRAÇOS A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA COM MAIS NOVIDADES !!!!!!!

Review técnico da nova scorpion 101 dc da shimano por EDUARDO CHEDID /LDS TUNING
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18 ideias sobre “Review técnico da nova scorpion 101 dc da shimano por EDUARDO CHEDID /LDS TUNING

  • 24 de janeiro de 2018 em 21:54
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    Show Chadid, muito obrigado por mais este belo trabalho,
    Não é a toa que você é o melhor do Brasil.
    Esta carretilha, esta com a Varivas Avani Sea Bass PE Super Sensitive LS8 FullCast (200 metros) 19.,6 Lbs
    Vale notar, que a carretilha comprou os 200 metros em seu carretel, e é sem duvida alguma, a melhor linha que já usei.
    Agora estou ansioso para testar a carretilha, manda logo ai!!!! hehhehe.
    Forte abraço ao amigo, e muito obrigado.

    Resposta
  • 9 de setembro de 2018 em 16:06
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    Opa Chedid, boa tarde. Estou levando uma dessa para o Juma em novembro e estou olhando também a Daiwa Zillion SV1016. Queria sua opinião sobre estas duas carretilhas e se elas aguentam o “tranco” para os grandes tucunarés. Obrigado e um abraço. Sds, Gilberto.

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2019 em 14:53
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      Sem dúvida a zillion vai aguentar , a scorpion também , porém com um desgaste maior e mais prematuro do conjunto motriz , abraços.

      Resposta
  • 19 de setembro de 2018 em 19:37
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    Será que essa carretilha é a prova d’água acidental ?

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    • 10 de janeiro de 2019 em 14:57
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      Em teoria sim , mas eu não aconselho , já tive muitos casos de DC com problemas por conta da umidade.

      Resposta
  • 8 de outubro de 2018 em 22:44
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    Top demais , me sinto um enganado por ter pago caro de uma Shimano Hg 70 e saber que ela não tem o sem fim em alumínio anodizado e unha em metal , é tudo plástico , gostaria de saber quanto custaria para corrigir esse erro de projeto

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    • 10 de janeiro de 2019 em 15:05
      Permalink

      Gustavo , não se sinta enganado , infelizmente para diminuir custo e aumentar lucro as montadoras fazem o que podem , só chamar no zap (11)967808633

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  • 6 de março de 2019 em 15:51
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    Boa tarde,

    Tudo bem?

    Estou indo para amazônia em novembro (Juma – iscas mais pesadas) e pretendia adquirir 3 conjuntos, todos equipados com varas de 25LB e linha de multifilamento 60lbs.
    As carretilhas são as seguintes: Scorpion dc100HG (para hélice), Curado DC150XG e Metanium DC.

    A opção pelo sistema DC foi motivada pelo fato de eu estar há alguns anos parado. Quero evitar ao máximo as cabeleiras.

    Após a leitura atenta em alguns fóruns de pesca, vi que o pessoal está detonando esse sistema DC.

    Isso me causou preocupação enorme.

    Assim sendo, resta-me perguntar, você recomendaria essas 3 carretilhas para pesca de açu na amazônia?

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    • 22 de março de 2019 em 07:01
      Permalink

      Igor o sistema dc nada mais é que um freio magnético e eletrônico, infelizmente ele não é infalível, as curado e scorpion vão aguentar sim a metanium é mais sensível, essa tomaria mais cuidado

      Resposta
  • 27 de agosto de 2019 em 12:14
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    Boa tarde Eduardo,

    Estou em dúvida em pegar para pescar na Amazonia, a scorpion DCI5 101 HG x Chronarch MGL X bantam MGl

    Resposta
  • 6 de setembro de 2019 em 15:01
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    Boa tarde,

    Estou querendo comprar uma carretilha para pescar no Amazonas em Dezembro.
    Vou Usar linhas 40 lb e 50 lb

    Eu tenho em mente 3 Modelos:

    Scorpion DC 101 HG
    Metanium MGL XG
    Antares DC Xg

    Qual você me recomendaria mais, com certeza de durabilidade alta? Realizo manutenção em minhas carretilhas a cada 6 meses.

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  • 26 de maio de 2020 em 21:34
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    E aí, Chedid!
    Tô gostando demais das suas informações e conteúdos que joga aqui. Já consumi praticamente tudo que você publicou e de quebra joguei seu trabalho nos grupos de aficionados por pesca. Cara, sobre a scorpion dc, eu gostaria de saber as medidas dos rolamentos que apoiam o carretel. Quero testar o sistema ABEC7. Moro no interior do Tocantins e fica difícil buscar apoio especializado. No mais, parabenizo seu trabalho e desejo sucesso!

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  • 28 de junho de 2020 em 16:57
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    Como limpar os rolamentos da scorpion DC?
    Pois para ter acesso a um dos rolamentos e necessário tirar o freio dc!
    Obrigado
    Abracos!

    Resposta

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