Fala Pessoal estou por aqui de novo e recebi essa semana do nosso amigo Odirlei 2 de suas carretas para limpeza e dar uma turbinada , claro.

São elas :  uma aldebaran mg trocados os rolamentos originais pelos abec 7 cerâmicos e colocação de carbontex , ficou monstruosa de solta , dela temos reviews espalhados pela internet , é uma carretilha de bastante fama então não vamos falar .

O alvo é a CHRONARCH 151 hg , modelo novo , linda , talvez a carretilha mais bonita da atualidade feita toda no seu famoso carbono ci4 , tão comentado e polêmico  pela shimano , vamos aos fatos e fotos :

 

Já deixando bem claro a todos que não sou patrocinado por ninguém e as opiniões contidas nesse tópico , são meramente baseadas na minha experiência como customizador , portanto vale a opinião de cada um.

 

FOTOS :

 

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Realmente a carretilha externamente é espetacular  , muito bonita , fiquei bastante satisfeito quando vi finalmente a shimano começando a usar uma manivela curvada , (POUCA COISA MAS É CURVADA SIM) .

Outro aspecto importante , finalmente a shimano começou a usar o sistema de destrave no botão quando empurrado para cima , então 2 pontos positivos de início , evidente que a estética é absurda tb .

A estrela do drag é feita no Ci4 , ao invés de alumínio , outra coisa que percebi o caps , botão da sintonia fina não oferece o ponto a ponto , aquele clik que a maioria das carretilhas  intermediárias vem oferecendo , a aldebaran tb não oferece o ponto a ponto , mesmo sendo uma carretilha de categoria maior.

 

O peso total dela :

185 gramas

O seu carretel com o sistema de freio novo pendular 15 gramas.

 

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Subentende se  então que essa carretilha lança iscas bem leves e com certeza o faz .

Agora a respeito do sistema de freio dela o sistema é um pouco mais avançado que o antigo VBS aonde agora além de você poder armar e desarmar as sapatas (SÃO 4 ) ela possui um sistema externo que avança e retrocede a parede de contato com as pastilhas deixando assim inúmeras situações de regulagens .

E com isso a shimano desconstruiu um pouco mais a carretilha pois agora ela não possui mais o tão charmoso e bem falado giro na tampa , a tampa agora é destacável como todas as outras :

 

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foto da tampa mostrando o cone de contato das sapatas :

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foto do novo sistema pendular / centrífugo:

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E agora então vamos ao desmonte.

O acesso ao parafuso da manivela é muito bonito porém muito frágil tb , qualquer forçada vai causar quebra da peça

A manivela possui 4 rolamentos internos que imprime a ela uma maciez no recolhimento ao mesmo tempo que os knobs são em tamhho grande e feitos com uma borracha bastante dura porém bem ergonômicos e confortáveis :

 

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Assim que sacada a manivela e a tampa do caps , um susto , me deparei com o tijolo da estrela e algumas arruelas bem fora de padrão :

 

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São aquelas 3 peças do canto acima , fui examinar de perto e o susto passou o tijolo não é de plástico e sim de alumínio anodizado , agora as arruelas de pressão são arruelas normais em formato cônico , acredito visando melhorar a área de contato , mas não muda em nada das convencionais :

 

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O caps possui a mola interna responsável por manter ele com pressão para o lado contrário  do aperto , o que além de deixar o sistema mais livre ,pois ele não encosta no eixo sem necessidade mantém ele pressionado , e evita aquelas perdas normais de muitos caps quando estão soltos durante a pescaria.

 

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Vista superior (está péssima a foto  , fazer manutenção e bater foto tudo junto é complicado viu) , do alojamento do rolamento do eixo.

Aqui cabe também uma consideração a respeito.

A shimano usa normalmente 2 rolamentos no eixo do carretel na maioria das suas carretilhas o que deixa o eixo bastante solto.

Nesse novo projeto da shimano ela acabou por utilizar o sistema de pinhão flutuante sobre rolamentos e ao invés de usar 3 rolamentos ela usa 4 portando dentro da tampa principal existem 2 rolamentos separados por bucha, 1 para o eixo e outro para o pinhão , indicio de preocupação pois uma alteração de projeto desse porte só pode significar algo.

E eu explico o que :

Como a maioria das tampas da manivela são feitas ou em alumínio ou magnésio elas conseguem por si só alojar 1 rolamento e aguentar a carga de esforço dele distribuindo a força pela tampa toda , nesse caso a própria shimano foi cuidadosa e colocou 2 rolamentos para fazer a função de 1 só e diminuir uma eventual torção da tampa em caso de grande tranco.

Como sabemos que o material novo oferece uma dureza muito grande a preocupação com o fato de torção seria uma rachadura ou quebra da tampa.

 

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Aqui as entranhas da nossa amiga , aí comecei a ficar desapontado , primeiro por ela ser praticamente toda de chapa , a estrela do destrave e a tampa da fricção , comumente feitos em alumínio , ficaram muito  suscetíveis  nesse caso a corrosão , nessa foto tb os 2 rolamentos da tampa e a bucha de separação deles.

A coroa e pinhão com sistema de microdentes imprimem uma maciez e precisão maior a carretilha e ao mesmo tempo são mais frágeis , portanto discos de carbontex com pouca área de contato de fabrica , não fiz o teste de drag pois estavam bem desgastados já , foram substituídos por novos , vejam nas fotos que eles vem lambuzados de graxa (graxa demais) outro fator de preocupação.

Agora o que mais me deixou chocado e acredito que vai deixar a turma tb , não sei se esse material o Ci4 é duro ao ponto de não permitir que se coloque uma bucha roscada de alumínio ou latão , mas os parafusos que prendem a tampa ao corpo são todos auto atarrachantes , sim pessoal por incrível que pareça são aqueles parafusinhos que se usa em madeira fotos :

 

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E são somente 4 para prender a tampa ao corpo , será que esse material com o tempo e desmontagem não vai espanar ?.

Nesse momento da desmontagem estava tão incrédulo que até parei e fui ver outra carretilha aqui.

Quando voltei a desmontagem estava muito intrigado com isso , acabei comparando sem querem a carretiha com aquelas de 20 dolares lá da china que são feitas todas em plástico  e em chapa , pelo menos os internos são bem parecidos , fui buscar para saber se não tratava de uma falsificação e me deparei com o selo da CGK , portanto é original sim.

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Aí a foto das entranhas dela , simples né pois é entenderam por que comparei , outra coisa o eixo principal (manivela ) tb é parafusado no corpo com os auto atarrachantes , continuemos a desmontagem;

 

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Aqui na tampa dá para ver as sedes dos parafusos .

Uma boa notícia o anitreverso ele é um koyo de boa qualidade com micro roletes o que garante um trabalho bem suave e praticamente sem folga de retorno ,OBAAAA .

 

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Chegamos a parte do devandor de linha , outra decepção , não possui rolamentos nem buchas para serem substituídas , é uma peça em monobloco como de qualquer outra carretilha de 20 dólares .

Outra particularidade que me deu algumas pistas sobre os parafusos auto atarrachantes foi simplesmente o excesso de travas elásticas na carretilha e de eixos passando de um lado para o outro como se fossem postes para travar o corpo , realmente esse material tem cara de ser muito duro e não aceitar buchas inseridas nele.

Curiosiade a todos , em todas as peças existe o símbolo de reciclagem e nele está escrito PA  aos engenheiros químicos de plantão favor verificar a sigla.

 

 

 

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O eixo da manivela é de alumínio sistema padrão com rolamento travado por trava elástica e com uma pequena folga longitudinal que foi tirada colocando uma micro arruela , depois disso ficou mais macio ainda.

 

 

 

 

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Acima já montada e esperando a finalização da tampa.

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Mais um detalha da tampa , vejam que ela é até em formato de calota para não substituir a fricção por outra de maior área de contato , poderia ser de alumínio.

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E é isso aí gente a novíssima chronarch 151 hg esmiuçada para vocês .

Consideração final :

Deem um valor especial as antigas série E e série G pois acredito que com o passar do tempo essa novas poderão apresentar alguns defeitinhos , não vejo essa carretilha brigando com os tucunarés amazônicos , acho ela limitada aos nossos aqui só Sudeste .

ABRAÇOS A TODOS !!!!!

 

 

 


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Review da novíssima chronarch ci4 , somente para os fortes de coração por EDUARDO CHEDID / LDS TUNING
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7 ideias sobre “Review da novíssima chronarch ci4 , somente para os fortes de coração por EDUARDO CHEDID / LDS TUNING

  • 23 de junho de 2016 em 11:44
    Permalink

    Parabéns!!!
    Sempre técnico e mostrando a realidade da carretilha.

    Resposta
    • 23 de junho de 2016 em 12:22
      Permalink

      Cicero agradeço o post é antigo e estava no fórum , agora bem mais fácil e acessível a todos , continue acompanhando a pagina pois ela está em constante transformação

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  • 23 de junho de 2016 em 15:53
    Permalink

    Tenho uma Scorpion 201 HG , gostaria de ver um revew .
    Obrigado .

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    • 24 de junho de 2016 em 07:58
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      Edson essa carretilha quando foi lançada e feito o review há quase 2 anos foi realmente uma grande decepção para mim , mas olhando pelo lado de ser uma carretilha mais para pescaria finesse , cabe , agora para quem vai comprar para usar em peixes um pouco maiores logo terá surpresas mesmo , abraços

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  • 17 de outubro de 2018 em 15:47
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    Hey! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking back frequently!

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